Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi dá início a curso de qualificação sobre agrotóxicos
77 municípios do Piauí serão contemplados. Esses são considerados críticos pelo grande uso de agrotóxico
Na manhã desta segunda-feira (1) teve início o curso de Vigilância em Saúde Frente à População Exposta a Agrotóxicos. No total, 500 profissionais serão capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde.
Para este primeiro momento serão contemplados os Territórios Entre Rios, Vale do Sambito e Carnaubais, somando 14 municípios. Cada um dos municípios que compõem essas regiões enviaram seis profissionais. Duas turmas foram formadas e até a quarta-feira (3) assistirão aulas em duas salas no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O curso é ministrado por profissionais da Sesapi, habilitados em cinco áreas: Epidemiologia, Saúde Sanitária, Saúde do Trabalhador, Saúde Ambiental e Atenção Básica. A proposta de capacitação contempla 77 municípios do Piauí, considerados críticos pelo grande uso de agrotóxico. “Vamos afastar de vez o perigo de infecção por agrotóxico”, comentou o coordenador de Vigilância, Inácio Lima.
O curso de atualização faz parte do Plano Estadual de Controle do Agrotóxico, proposta lançada durante o Seminário Estadual de Saúde do Piauí, cuja elaboração contou com a participação de dezenas de órgãos. O desenvolvimento desse curso também faz parte de uma das medidas práticas de fiscalização para amenizar o uso de agrotóxico no Estado, estratégia traçada, também, durante o Seminário, realizado no final de maio deste ano.
Por Flalrreta Alves