Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Pessoas com comportamento impulsivo têm mais chances de dependência química
O tema será abordado no II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade, neste final de semana
Pessoas com comportamento impulsivo têm maiores condições de desenvolver uma dependência química. A afirmação é do neurocientista da UFRJ Fabrício Bruno Cardoso, um dos palestrantes do II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade, que acontecerá nesta semana, nos dias 12, 13 e 14 de julho, na Orla de Atalaia, em Luís Correia, litoral piauiense.
“Toda uma desorganização dos mecanismos neurais responsáveis pelo sistema de recompensa, que o indivíduo com comportamento impulsivo apresenta, faz o impulsivo ter constantes buscas pelo prazer e, no que diz respeito às drogas, ele vai querendo mais e mais e quando vir estará em consumos excessivos, apresentando perdas das suas atividades de vida diária e até entrar em depressão constante“, comenta Fabrício.
A palestra terá como tema “O comportamento impulsivo e o comprometimento Atencional (Hipofrontalidade)”, abordando a relação entre Comprometimento Atencional, comportamento Impulsivo e os efeitos dessa combinação na direção (a relação entre motoristas impulsivos e acidentes de trânsitos). Além disso, também será abordada a importância da reabilitação neurocognitiva desses indivíduos, os resultados da utilização do Neurofeedback como estratégia.
Fabrício Bruno Cardoso é professor do Instituto de Educação Física e Desportos da UERJ/Programa de Neurobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ. Sua palestra durante o Simpósio será ministrada na manhã do sábado (13).
A programação do evento inclui, ainda, vários temas relevantes sobre a problemática do álcool e outras drogas no contexto atual, com palestrantes de renome nacional. O II Simpósio Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade é uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e as inscrições para participação são totalmente gratuitas.
Por Flalrreta Alves