Hérlon Moraes/Sesapi Neurocientista alerta para uso do bluetooth no carro Fabricio foi o 2º palestrante do Simpósio de Álcool e Drogas

O neurocientista Fabricio Cardoso, do Rio de Janeiro, foi o segundo palestrante deste sábado (13) no II Simpósio de Alcool e outras Drogas na Contemporaneidade, que acontece na Orla de Atalaia até este domingo. Falando aos participantes sobre o comportamento impulsivo e o comprometimento atencional, o palestrante alertou para o uso do Bluetooth em veículos.

“A gente acha que falar no celular enquanto dirige é só segurar o aparelho e não é. Mesmo falando pelo Bluetooth você perde atenção. A gente não consegue dar atenção a dois estímulos ao mesmo tempo”, afirma.

Fabricio ressalta que o ser humano é dotado de três circuitos de atenção: o de vigília (alerta), pronto para responder a estímulos a qualquer momento; o orientador e o executivo, onde concentram-se as emoções. “Todos eles atuam na parte frontal do nosso cérebro”, destaca.

Ainda de acordo com o neurocientista, o comportamento impulsivo no transito é o causador de muitos acidentes. “Ele, aliado a condução agressiva e o consumo do álcool são a causa de muitos acidentes. Uma pesquisa realizada em cinco grandes cidades do Brasil mostrou que 85% dos acidentes foram causados por motoristas com comportamento impulsivo”, ressaltou.

O neurocientista alerta que atitudes como não esperar o sinal abrir e não esperar o pedestre cruzar por completo a faixa, são sinais de comportamento impulsivo. “O motorista precisa aguardar suas emoções”, finaliza.

Por Hérlon Moraes