Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Simpósio aborda a associação do álcool e direção
Gerardo Mesquita falou sobre as consequências do álcool e outras drogas no trauma.
A associação de álcool e direção dominou o primeiro dia de palestras do II Simpósio de Álcool e outras Drogas na Contemporaneidade, que acontece na Orla de Atalaia, em Luis Correia. O evento foi aberto ontem e prossegue até a manhã deste domingo.
O primeiro a alertar os participantes sobre o perigo de dirigir sob o efeito de álcool foi o coordenador médico do SAMU, Gerardo Mesquita. O ortopedista falou sobre as consequências do álcool e outras drogas no trauma.
“Uma pesquisa de 2006 diz que a nossa capital Teresina é a 11ª cidade entre as 200 maiores com maior índice de acidentes, muitos deles ocasionados pelo álcool”, informou o coordenador.
Segundo o Dr José Mauro Braz de Lima, o Brasil já alcançou nos últimos anos o posto de terceiro colocado mundial na fabricação de cerveja, perdendo apenas para Estados Unidos e Espanha. “Para se ter uma ideia da dimensão do que se consome aqui em nosso país, já ultrapassamos a Alemanha tomando o posto de terceiro colocado na fabricação de cerveja e isso compromete as prevenções e os trabalhos de combates como o Piauí. Por isso este evento busca também chamar atenção para que outros estados peçam imediatamente que nossos governantes criem leis que fiscalizem a propaganda de bebida alcoólica”, defende.
Dilma Andrade, do Sest/Senat, falou sobre ações de direção defensiva na prevenção de acidentes de trânsito. “Temos que cuidar do nosso bem maior que é a vida. Nunca paramos pra pensar o que ocasionou o acidente”, lembra.