Adriano Magno/Sesapi Palestras sobre CAPs e efeitos do álcool encerram Simpósio em Luis Correia psicólogo Edson Rodrigues Taumaturgo falou sobre CAPs

Reflexões sobre a atuação do psicólogo nos CAPs AD e os efeitos do álcool e sua abordagem na estratégia saúde da família foram os temas que marcaram o encerramento do II Simpósio Álcool e outras na Contemporaneidade em Luis Correia. 

O vdestacou a evolução das formas de abordagem a pessoas que sofrem com alcoolismo. “Trabalhamos com diversas formas de incluir o paciente novamente na sociedade, realizando trabalho em grupo, atividades lúdicas e a própria capacitação dos profissionais”, disse o psicólogo, que trabalha no CAPs AD de Teresina.

Vinícius Oliveira, da IV Regional de Saúde, abordou os aspectos da reforma sanitária e da reforma psiquiátrica, onde vai apresentar estratégia de saúde da família como eixo estruturante da Política Nacional de Saúde, destacando o momento da implementação das redes temáticas de saúde como elemento capaz de fomentar esse processo “Pontuamos a importância do preparo das equipes da estratégia de saúde da família para atuar nas questões ligadas a saúde mental, incluindo a temática do uso do álcool e outras drogas”, declara o coordenador.

O Major Lucena, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), abordou os efeitos deletérios do álcool no motorista. Esse simpósio é a prova que o Piauí parte na frente, pois mostra aos gestores como se criar estratégias, que venham a prevenir e combater as drogas no dia a dia e no trânsito”, finalizou.