Divulgação/Sesapi Piauí sediará XVI Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica

Entre os dias 15 e 17 de agosto deste ano o Piauí será sede de um dos mais importantes Congressos Brasileiros da área da saúde: o XVI Congresso Brasileiro de Urologia Pediátrica, cuja cidade-sede será a capital, Teresina. Na oportunidade, também será realizada a Jornada Norte-Nordeste de Cirurgia Pediátrica. O evento será realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), em parceria com a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica.

O diretor-geral do HILP, o cirurgião-pediátrico Edinaldo Miranda, é o responsável pelo evento, a nível estadual. Segundo ele, é a primeira vez que esse Congresso será realizado no Piauí. “Nós já temos confirmada a participação de três renomados profissionais do exterior, além de mais de 30 outros convidados especiais de outros estados brasileiros – representantes das maiores Universidades e Hospitais do país – além de cerca de 150 cirurgiões-pediátricos, de várias nacionalidades”, enfatizou.

Aseen Ravindra Shukla, diretor do Programa de Cirurgia Minimamente Invasiva do Departamento de Urologia do Children’s Hospital of Philadelphia (EUA); Marc Cendron, professor de Cirurgia Urológica da Harvard Medical School e membro da Urologia do Boston Children’s Hospital, e Walid Farhat, professor do Departamento de Cirurgia da Universidade de Toronto, Urologista Pediátrico do Hospital for Sick Children (Toronto) e Cientista do The Hospital for Sick Children’s Reasearch Institute, são os três convidados especiais do exterior.

O Evento se realizará nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no Hotel Blue Tree Towers Rio Poty, sendo que as atividades do primeiro dia serão concentradas nas cirurgias realizadas em pacientes do Piauí, com doenças complexas, e nos dias 16 e 17 serão compostos por discussões de casos clínicos difíceis e de temas relevantes para a saúde das crianças com problemas cirúrgicos.

“É importante ressaltar que entre os convidados e demais participantes teremos muitos cirurgiões com mais 50 anos de experiência profissional na área: todos fundadores da Cirurgia Pediátrica Brasileira e, por isso, considerados a primeira geração de cirurgiões-pediátricos brasileiros”, disse Edinaldo Miranda.

Outras informações e acesso à inscrição do evento no site: http://www.congressocipe.com.br/teresina2013/.
 

Por Flávio Moura