Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Clínica Oftalmológica do HGV atende 300 pacientes por dia
A procura é grande devido o HGV ser um Centro de Referência em Oftalmologia
No mês de julho, muitas pessoas aproveitam as férias para fazerem consultas médicas e realizar um check-up. Somente na Clínica oftalmológica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), 300 pacientes são atendidos por dia. Para Namir Santos, coordenadora da Clínica Oftalmológica e do Banco de Olhos do HGV, a procura é grande devido o HGV ser um Centro de Referência em Oftalmologia, já que é um hospital de ensino, certificado pelos Ministério da Saúde e da Educação.
“A previsão é que neste mês de julho, façamos uma média de seis mil consultas somente nessa área, fora as outras especialidades como ortopedia, otorrino e muitas outras que atendemos no Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul)”, explica Namir Santos.
Ela explica que, além das cirurgias de catarata, existe alguns serviços que somente o HGV realiza como Atenção ao Portador de Glaucoma, que prevê até a distribuição gratuita de colírios para os pacientes cadastrados, transplante de córnea, controle da retinopatia diabética, cirurgia de retina.
Segundo Namir Santos, com a implantação do Banco de olhos houve uma otimização na captação e armazenamento das córneas doadas, o que possibilitou um melhor controle da qualidade dos tecidos oculares humanos disponibilizados para transplantes.
“Sinto grande satisfação de ser parte da equipe do Banco de Olhos e de estar contribuindo, juntamente com toda a nossa equipe de técnicos e médicos, para diminuir a fila de espera para transplante de córnea e objetivamos, num futuro próximo, conseguirmos zerar nossa fila. Hoje, o banco de olhos do HGV integra a rede do Ministério da Saúde por estar devidamente estruturado em conformidade com as exigências da ANVISA/MS, explica Namir Santos.
Por Fátima Oliveira