Aline Santos/MDER Pais vão ter palestra especial em curso de grávidas na MDER A próxima conversa vai acontecer no dia 19 de julho de 2013

Visando auxiliar as futuras mamães, a Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) vem realizando mensalmente cursos para grávidas. O objetivo é esclarecer, através de palestras, vários pontos, dentre eles os sintomas do trabalho de parto.

A próxima conversa vai acontecer no dia 19 de julho de 2013, às 8h. Ainda em comemoração ao Dia do Homem, lembrado no dia 15, a MDER, através do curso de grávidas, vai oferecer um presente especial para os que vão ser papais pela primeira vez. Será realizada uma palestra exclusiva voltada para os papais. O tema da palestra é: Paternidade, os cuidados com as crianças.

O curso repassa com clareza, através de explicações apropriadas, informações importantes referentes a amamentação, a importância do leite para o recém-nascido e quais são as técnicas de aleitamento do ponto de vista mais fisiológico possível. Na reunião, enfermeiras e assistentes sociais abordam temas como o pré-natal, modificações na gravidez, alimentação da gestante e cuidados com o recém-nascido.

No curso são distribuídas a cartilha do acompanhante e agenda da gestante. Na agenda a paciente tem orientações sobre todo o período gestacional. A cartilha vem com textos que explicam quais são os direitos e deveres de um acompanhante.

O acompanhante tem o direito de participar do período das consultas, durante e após o parto, mas também, tem que seguir as normas do estabelecimento de saúde como obedecer às normas de bio segurança (lavar as mãos antes de pegar na mulher, no bebê e depois de ir ao banheiro, não sentar na cama da paciente, não fumar nas dependências da instituição, não ingerir bebida alcoólica e tratar de forma respeitosa a equipe hospitalar).

O curso de Gestante da Maternidade Evangelina Rosa é continuo e gratuito, a mãe não precisa se cadastrar para participar do encontro, as reuniões acontecem todo mês na sala de reunião do instituto da Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Por Aline Santos