Hérlon Moraes/Sesapi Sesapi reforça ações do Humaniza SUS no Piauí Uma reunião definiu diretrizes da PNH em Teresina

A Política Nacional de Humanização do SUS (PNH) ganhou mais um reforço na manhã desta segunda-feira (29). Em reunião com o superintendente de assistência à saúde, Pedro Leopoldino, representantes do comitê estadual receberam parecer favorável para a execução do planejamento preparado para o segundo semestre de 2013.

Dentre os tópicos estabelecidos está a realização de um seminário sobre a Política Nacional de Humanização (PNH) e o controle social. O evento será realizado em Teresina nos dias 25 e 26 de setembro e terá como público alvo os movimentos sociais.

“Incluir o usuário na construção do SUS é um dos principais objetivos da PHN, e através desse seminário vamos tentar junto com os movimentos sociais a participação de cada cidadão no desenvolvimento da PHN”, comenta a coordenadora do comitê, Ioli Piaulino.

As temáticas do seminário envolvem a PNH como política para transformação dos modelos e das práticas em saúde, os movimentos sociais e o SUS - um sistema que surgiu a partir da mobilização social- e o direito à saúde como direito humano, bem como a elaboração de uma carta do Território para os atores do SUS.

A Rede HumanizaSUS é uma rede social das pessoas interessadas e/ou já envolvidas em processos de humanização da gestão e do cuidado no SUS. O Piauí desenvolve essa política através da Secretaria de Estado da Saúde e um comitê formado pro trinta pessoas que recebe apoio diretamente do Ministério da Saúde.

Para acompanhar as ações da Rede Humaniza SUS basta clicar aqui

Por Flalrreta Alves