Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV está adequado às exigências da ANVISA
O hospital possui políticas e procedimentos aprovados que contemplam as metas internacionais
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) está adequado às exigências da nova Resolução da Diretoria Colegiada-RDC da ANVISA, publicada no dia 25 de julho de 2013. A nova RDC estabelece a obrigatoriedade de trabalhar a melhoria da segurança e qualidade do cuidado prestado aos pacientes em todos os serviços de saúde e exige que os mesmos se adequem a nova norma em um prazo de 120 dias, instituindo um núcleo e elaborando um plano de segurança do paciente.
Susane Castro, coordenadora do Núcleo de Gestão da Qualidade do HGV, explica que o HGV já possui o Núcleo de Gestão da Qualidade, assim, não há necessidade de criar este citado na RDC. “Já estamos notificando os eventos ocorridos no Hospital que implicam riscos para o paciente, profissional e instituição de uma maneira geral. Assim, estamos já de acordo com essas novas recomendações da ANVISA”, explica.
Ela disse que o HGV já possui políticas e procedimentos aprovados que contemplam as metas internacionais de segurança do paciente, em conformidade não apenas com os padrões Joint Comission International-JCI, mas com o Programa Nacional de Segurança do Paciente, lançado em 01 de abril de 2013.
Susane Castro ressalta que, além de um plano de gerenciamento de risco, todos em processo de implantação, já foram realizados, haja vista que requer mudanças substanciais de comportamento. “Acredito que estamos no caminho certo e, o fato de estarmos já atendendo a muitas das exigências dessa nova RDC, é um exemplo claro de que estamos melhorando os nossos processos de trabalho”, explica.
Por Fátima Oliveira