Flalrreta Alves/Sesapi Solenidade marca o 37° aniversário da Maternidade Dona Evangelina Rosa In memórian foi feita uma homenagem ao ex- governador do estado Alberto Silva

A solenidade comemorativa do 37° Aniversário da Maternidade Dona Evangelina (MDER) foi realizada nesta quinta-feira (01), no auditório do Instituto de Perinatologia. O evento foi marcado pela emoção. Sete ex-funcionários da instituição e três personalidades foram homenageados. In memórian  também foi feita uma homenagem ao ex- governador do estado Alberto Silva, um dos idealizadores da instituição.

O obstetra Joaquim Vilarinho foi um dos ex-profissionais agraciados com o troféu da MDER. “Eu trabalhei aqui no começo da Maternidade. Eu participei do primeiro plantão. Trabalhei aqui com um único objetivo: servir a casa. Eu imaginava que tinha uma certa aceitação junto aos meus colegas, mas eu não imaginava que era tamanha, então eu só tenho agradecer, e muito, do fundo do meu coração”, disse o médico, durante a solenidade, que contou com a presença do secretário de saúde, Ernani Maia.

Os demais profissionais agraciados com o troféu da Maternidade foram Antônio Vieira (ex-chefe o almoxarifado), Francisca Lima (funcionária da lavanderia), Luiza Andrade (ex-diretora Administrativa do Instituto de Perinatologia), Maria Socorro Baldoino (ex-chefe do departamento de enfermagem), Raimundo Campelo (motorista) e a doutora Rosa Madeira Queiroz (pediatra).
As personalidades agraciadas foram o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Dr. José Arimatéia Dantas, o secretário de Saúde do estado, Dr. Ernani Maia, que esteve no evento representando o governador Wilson Martins. 

Durante sua fala, o secretário de saúde, Ernani Maia, se emocionou ao relembrar o nascimento das filhas na Maternidade Dona  Evangelina Rosa.  “Este Hospital é um mistério de fé, aqui eu sinto que todos trabalham com carinho, minha filha nasceu aqui, ele teve que receber transfusão de sangue após o nascimento, e, no dia em que ela veio ao mundo, Deus mandou um tio dela para Teresina que era compatível com ela e conduziu o trabalho dos profissionais, aliás um excelente trabalho. Hoje minha filha tem 25 anos de vida e eu devo isso a cada um de vocês”, afirmou.

Ernani falou ainda do projeto na nova maternidade de Teresina. “Este hospital é a maior referência do Estado. Ele representa um ganho social desde quando foi concebido. Queremos melhorar cada vez mais para atender a população, estamos trabalhando para construir a nova Maternidade, ainda este mês a procuradoria geral do estado deve liberar o edital, vamos fazer a licitação, claro que dentro dos prazos legais, e acreditamos que não vá surgir nenhum atraso em relação a estes prazos e esperamos que a nova Maternidade seja concluída no prazo de 24 meses” afirmou o Secretário.

Na solenidade de comemoração também foi lançando "Manual de Condutas Obstétricas da Maternidade Evangelina Rosa”. O livro foi produzido com objetivo de padronizar as condutas obstétricas na Maternidade Dona Evangelina Rosa. A obra foi viabilizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio de sua editora (EDUFPI) e foi organizada pelos doutores Joaquim Vaz Parente, João de Deus Valadares Neto, Antonio Silva do Nascimento e Valdir Pessoa de Brito, contando, ainda, com a colaboração de outros médicos, a exemplo de José Arimatéa dos Santos Júnior e Ana Maria Pearce Brito de Arêa Leão, professores do Departamento Materno Infantil da UFPI.

“ Nós acreditamos que esta obra pode representar uma marco na qualificação a partir da atenção básica. É onde nós acreditamos que o livro se torna mais necessário. Na composição da obra existem dois preceitos fundamentais: a simplicidade e a clareza. Com este dois preceitos nós temos a convicção de que a obra será bastante útil no sentido da aplicabilidade de forma geral para todo o estado do Piauí”, o Dr. Joaquim Parente, chefe do Núcleo de Pesquisa da MDER. 

O evento iniciou com uma missa, celebrada pelo Padre Alves. Participaram do evento o diretor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Francisco Martins, o Superintendente de Assistência a Saúde, Dr. Pedro Leoupoldino, o Major Albidoino, representando a Polícia Militar do Piauí, o Presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Luiz Lobão.

Por Aline Santos