Aline Santos/MDER Mais de cem mães participaram do II Mamaço O evento marcou a abertura da Semana Nacional de Leite Humano

Mais de cem mães participaram ontem (01), na Potycabana, do II Mamaço de Teresina. O evento marcou a abertura da Semana Nacional de Leite Humano, realizada pelo Comitê Estadual de Saúde e Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). Ao mesmo tempo, todas as mães presentes deram de mamar aos seus filhos, chamando para a importância do ato e, também, para a doação de leite.

"É importante ser doadora, pois o leite materno é o principal alimento da criança durante os primeiros meses de vida, eu gosto de doar e faço questão de participar do mamaço”, afirmou a mãe-doadora Nádia Kelly Pereira .

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa, Vanessa Paz, a campanha deste ano quer sensibilizar os pais, a família, a sociedade em geral para dar apoio a mamãe que esta em fase a amamentação. “Estas mães precisam deste apoio. Quando uma mãe recebe apoio das pessoas que estão ao seu redor ela consegue até amamentar por período maior de tempo, muitas atingem mais que tempo recomendado, que é de seis meses. Hoje vimos que a maior dúvida era: como dar este apoio? É só dar atenção a estas mães, ouvi-las , conversar com elas e incentivá-las a praticar a amamentação. Como elas estão muito sensíveis depois do parto,  precisam deste apoio” afirmou.

O II mamaço foi apenas um dos eventos da programação da Semana Nacional de Amamentação. Segundo a coordenadora do programa de saúde a criança e ao adolescente da SESAPI, Rosa Loura Reis, uma vasta programação ainda será realizada. “Todas as unidades de saúde, as maternidades de todo estado estarão desenvolvendo ações educativas. Dia 06 será realizado um encontro de profissionais na Maternidade Dona Evangelina Rosa para debater políticas públicas de apoio a amamentação. O debate acontecerá no auditório Ursulino Martins, na MDER”, informou a coordenadora.

As ações realizadas durante a semana Nacional do aleitamento materno ajudam a manter o estoque do Banco de Leite da MDER, que costuma reduzir no mês de julho em função das férias. Os telefones para agendar a doação são: 0800 280 2522 e 3228 e o (86) 3228-2022.

“Através destes telefones a mamãe pode também obter informações sobre como amamentar, tira algumas dúvida sobre amamentação”, concluiu Vanessa Paz.

Por Aline Santos