Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Profissionais participam de debates sobre amamentação na Evangelina
O debate contou com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas
A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, continua desenvolvendo uma vasta programação para estimular a amamentação e a doação de leite humano. Nesta terça-feira (6), foi realizado um encontro de profissionais onde foram debatidas políticas públicas de apoio à amamentação, na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER). As ações fazem parte das atividades referentes à Semana do Aleitamento Materno.
O debate aconteceu no auditório Ursulino Martins, nas dependências da MDER e contou com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e demais profissionais que trabalham nas outras maternidades do Estado.
A primeira palestra foi proferida pela psicóloga Soraya Albuquerque Pessoa, que é apoiadora da rede cegonha do Ministério da Saúde no Piauí. O tema explanado pela psicóloga foi: Aconselhamento em amamentação, abordagem à mulher nutriz. “Defendemos que o pai tem que estar presente, além da família e os amigos darem apoio. Isso passa mais segurança para a mãe que está amamentando, fazendo com que ela continue a dar o leite para a criança por um período de tempo maior.”, afirma a psicóloga.
A mamãe Samia Brito, que foi atendida pelo método canguru da MDER, também palestrou no evento, repassando a sua experiência durante o período da amamentação. “Amamentar é um momento mágico, mas também é um momento difícil para mulher. O apoio dos profissionais da rede canguru e do meu marido me ajudaram no exercício diário da amamentação. Só nós que somos mães sabemos da importância deste apoio no período da amamentação”, ressalta.
Durante o evento também foram abordados os seguintes temas: Estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; Rede Amamenta Brasil- Experiência no município de Piripiri; Sala de apoio à amamentação; Iniciativa Hospital Amigo da Criança em sua nova fase.
“Queremos sensibilizar as mães sobre a importância do ato de amamentar e também do ato de doar leite, além de alertar os familiares e os amigos sobre a importância do apoio deles às mamães que estão amamentando. Quem apóia a mãe na amamentação também está ajudando a criança a ter uma vida melhor e mais saudável”, argumenta Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da maternidade.
Ainda nesta semana será realizada uma atividade interna na Maternidade Evagelina Rosa com profissionais da UTI e do banco de Leite do hospital. Os profissionais vão fazer um treinamento na área de segurança alimentar, onde vão aprender novas técnicas do manuseio do leite humano durante o processo de doação para os bebês.