Adriano Magno/Sesapi Secretário de Saúde vistoria obras no interior do Estado Secretário em visita a unidade de saúde de Santa Cruz

O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, visitou no último final de semana uma série de obras no interior do Estado. As cidades que estiveram no roteiro do secretario foram Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa e Oeiras. Além de fiscalizar o andamento das obras nesses municípios, o secretário vistoria o atendimento à população nas unidades hospitalares da Rede Estadual de Saúde, com o contato direto com funcionários e pacientes, além de conferir a qualidade dos serviços ofertados.

Na primeira cidade visitada, Santa Cruz do Piauí, Ernani conferiu a finalização das obras da Unidade Mista de Saúde. Segundo ele, a Unidade será entregue à população completamente reformada e equipada no mês de setembro próximo. “A estrutura contará com urgência 24 horas em clínica médica e odontologia, além de consultas especializadas em várias áreas, cirurgias e exames de diagnósticos. Na obra, estão sendo investidos mais de R$ 224 mil”, destacou o secretário.

Ernani Maia também visitou o povoado Contentamento, localizado na zona rural de Oeiras, onde dezenas de residências receberam, recentemente, obras do Programa de Saúde e Saneamento Básico na Área Rural (Prosar-PI).

Com o objetivo de garantir a melhoria dos hábitos de higiene e, consequentemente, da saúde de comunidades do semi-árido piauiense, o Prosar e a Sesapi se responsabilizam pela construção de redes de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário (incluindo um banheiro com chuveiro e pia, em cada casa).

"Estamos levando dignidade e qualidade de vida para os moradores mais carentes do Estado. O cenário agora é outro, já que, antes, eles faziam suas necessidades ao ar livre e, agora, além da higiene, o Prosar oferece uma maior comodidade para essas famílias e muito mais saúde”, ressalta o secretário.

O Prosar é resultante de uma cooperação financeira firmada entre o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí e o banco alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW).
 

Por Adrianno Magno