A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem como missão “cuidar de forma integral da saúde do cidadão em todo o Piauí, assegurando seus direitos e respeitando as diversidades” em concordância com a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90 e 8142/90). Tendo em vista essa meta, o Plano Estadual de Pactuação, Indicadores e Metas na área da Saúde para 2013, além de constituir-se numa exigência legal, é um instrumento fundamental para a consolidação do SUS, visto que, através dele, busca-se explicitar o caminho a ser seguido pela Sesapi para atingir a sua missão.

Todas as áreas da Sesapi serão convocadas, inicialmente, a partir do dia 12 deste mês, num encontro que será realizado em Teresina, direcionado para os municípios do Território Entre Rios.
Segundo um dos palestrantes e coordenador de Vigilância Ambiental da Sesapi, Inácio Lima, na oportunidade, os técnicos, profissionais de Saúde e diretores do órgão irão discutir o conjunto das organizações de saúde durante o período de quatro anos, a partir da explicitação de diretrizes, objetivos, ações, indicadores e metas. 

“O Plano é a expressão da responsabilidade estadual com a saúde da população, sendo este o momento que analisamos as melhorias, os ganhos de infraestrutura, o ganho das categorias e os desafios”, destaca Inácio Lima.
 
O Plano de Pactuação foi construído de forma ascendente com a participação de diversos atores – gestor, equipes técnicas, representantes da sociedade civil, representantes dos Conselhos Municipal – buscando refletir de forma genuína a necessidade de saúde dos munícipes piauienses.
 
Até o final de agosto, os demais Territórios de todo o Piauí serão atendidos.
 

Por Adrianno Magno