Adriano Magno/Sesapi Sesapi reabre hospital de Demerval Lobão A data tão esperada pela população ocorreu no dia 24 de julho.

O Hospital João Luiz de Moraes, na cidade de Demerval Lobão, a 30km de Teresina, está de portas abertas. A unidade de saúde passou dez meses sem atender a população, após problemas de gestão. O Hospital estava sob o comando do município. Para não deixar os mais de 13 mil habitantes sem assistência à saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) assumiu o compromisso de reaver o hospital e colocar para funcionar num curto espaço de tempo, serviços básicos que deixaram de ser disponibilizados.

A data tão esperada pela população ocorreu no dia 24 de julho. Após uma reforma em suas instalações, o hospital voltou a atender pacientes. Em 15 dias já foram mais de mais de 400 atendimentos de urgência.

Atualmente, o hospital conta com sete médicos que trabalham em sistema de rodízio semanal, ficando de plantão 24horas por dia. Além disso, conta com enfermeiros e técnicos que atendem os 21 leitos disponíveis. “Nessa primeira fase estamos atendendo os serviços básicos de urgência, como suturas e outros procedimentos, além de consultas. A Secretaria de Saúde já está providenciando os outros equipamentos para deixar o hospital com capacidade de atendimento em 100%, inclusive com a realização de exames, como raio-x, ultrassom, dentre outros”, explica a diretora do hospital, Elisangela Lopes de Araujo.

A unidade de saúde já está climatizada e conta com duas salas de cirurgias. “Contamos também com setor de nutrição estruturados e estamos com projeto para implantação de uma sala para pediatria, o que deve ser finalizado junto com a reforma”, explica a diretora.

Ainda de acordo com Elizangela, durante o período de carência [em que o hospital estava fechado], os moradores de Demerval Lobão se descolavam até Teresina para receber atendimentos básicos de saúde.  “Durante o dia tinha a equipe do PSF de plantão, porém, os atendimentos um pouco mais complexos e que ocorriam no período da noite teriam que ir para capital, em uma ambulância da prefeitura”, comenta.

O hospital foi fechado em outubro de 2012. A próxima fase é a colocação de equipamentos mais complexos. Nesta sexta-feira (09) o secretário de saúde Ernani Maia e o governador Wilson Martins visitam o município, às 16h. “Quando tudo estiver finalizado, já estamos providenciando os equipamentos para equipar todo o hospital, vamos entregar oficialmente mais esta grande obra na saúde realizada pelo governador”, disse o secretário de saúde.

Por Flalrreta Alves