Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
IV Regional de Saúde participa de Congresso de Saúde Pública
O evento está acontecendo no Complexo Turístico Porto das Barcas
Com o tema “Política Estadual Educação Permanente”, a IV Regional de Saúde do Piauí, com sede em Teresina, abriu as atividades da tarde desta quarta-feira (14) no III Congresso Piauiense de Saúde Pública (COPISP), que está acontecendo no Complexo Turístico Porto das Barcas, na cidade de Parnaíba. O evento teve início na noite de terça-feira, 13 e prossegue até esta sexta-feira, 16 de agosto.
Na oportunidade o coordenador, Vinícius Oliveira, apresentou os avanços da política nos últimos anos em especial no Territórios entre Rios “Educação Permanente, compreende educação em serviço, maneira de capacitar o trabalhador da saúde através da metodologia da problematização, não existe a figura do professor tradicional os problema são discutidos em todos os trabalhos de forma que o conhecimento seja reproduzido”, pontua.
Vinícius acrescentou ainda, que o Estado do Piauí tem disponibilizado R$ 3 milhões para ser utilizado em Educação Permanente nos 11 nos territórios. Durante sua fala, acrescentou ainda, que já foram apresentados cinco projetos, totalizando recurso de R$ 300 mil, e para o ano de 2013, existe a perspectiva de outros seis projetos.
“A Comissão de Integração Ensino Serviço – CIES, é o colegiado responsável pela gestão desse recurso. A Política de Educação Permanente em Saúde é fundamentada em um quadrilátero que reúne gestão da saúde, educação, serviço/atenção e controle social. O princípio básico é aliar a educação para a saúde observando as necessidades particulares do SUS garantindo a equidade e universalidade nos serviços de saúde’, declara o coordenador da IV Regional.
O coordenador afirma que o III Congresso Piauiense de Saúde Pública é um importante espaço para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico quanto social “Esta é a segunda vez que a IV CRS apoia o Copisp, percebemos que a fortaleza dessa parceria e o reconhecimento do nosso trabalho”, afirma.
O III COPISP, nesta edição trouxe o tema “Cidades, Cotidiano e Práticas de Cuidado em Saúde Coletiva: Perspectivas e Desafios Contemporâneos” e “Caminhos da integração ensino-serviço-comunidade no Piauí”. O evento tem a participação de palestrantes de renome do Ministério da Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz), da Escola de Saúde Pública do Ceará, Representantes/Gestores da Saúde e docentes/pesquisadores da principais universidades do Brasil. Portanto uma Conceituada Programação Científica feita especialmente para os participantes do evento.
Por Michele Furtado