Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Profissionais do Lacen de Pernambuco dão início a capacitação no Piauí
O eixo central do treinamento será a Coqueluche, mas, diversos outros assuntos serão abordados
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) realiza a partir desta terça-feira (20) uma capacitação voltada para os servidores da capital e do interior do Estado, além de representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com apoio do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). O eixo central da capacitação será a Coqueluche e diversos assuntos serão abordados, entre eles: aula teórica-laboratorial da Coqueluche e Difteria, aula prática sobre Diagnóstico Laboratorial da Coqueluche e avaliação de metas e dos próximos desafios para combater a doença.
A capacitação está sendo coordenada pelo Laboratório Central do Piauí (Lacen-PI) e tem o apoio dos profissionais do Laboratório Central de Pernambuco. Os cursos abordados durante toda esta semana são direcionados, ainda, para aqueles profissionais de saúde dos municípios que possuem Núcleo de Vigilância Epidemiológica, como as cidades de Parnaíba, Piripiri, Floriano, Picos, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Uruçuí.
Nesta terça (20) o treinamento tem início com a Avaliação Epidemiológica da Difteria Coqueluche no Piauí e segue nos turnos da manhã e da tarde com atividades voltadas para a coleta de amostras da doença. Durante todo o dia o curso será ministrado pela instrutora do Lacen de Pernambuco, Nadjla Ferreira Souza. A parte de laboratório será abordada através de aulas práticas e teóricas ministradas por Edmilson Roque da Silva, também do Lacen de Pernambuco.
O treinamento segue até o sábado (24), com uma extensa programação de atividades teórico-práticas.
Por Adrianno Magno