A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Ouvidoria SUS-Piauí, participa a partir desta quarta-feira (21) do I Seminário Nacional de Ouvidoria Hospitalar do SUS. O evento está sendo realizado em Porto Alegre-RS e reúne até o próximo dia 24 membros de ouvidorias, profissionais de saúde e diretores de hospitais de todo o país.

A equipe piauiense é formada pela ouvidora estadual do SUS, Margareth Eulálio, pela ouvidora do Hospital da Policia Militar (HPM), Vilma Batista, e pelo diretor-geral do Hospital Getulio Vargas (HGV), Carlos Iglezias Brandão.

O Seminário conta, ainda, com a participação de técnicos da área de Ouvidoria de mais de 100 municípios e de 23 estados brasileiros, e tem como principal objetivo oferecer base conceitual e técnica aos profissionais que atuam em ouvidorias nas secretarias estaduais e municipais de Saúde.

“Está é uma oportunidade de nós piauienses adquirirmos experiências eficientes na área de ouvidoria e assim podermos implantar nos principais hospitais do nosso Estado, já que durante esses três dias sabermos quais as tendências das estratégias que estão sendo montadas Brasil a fora, a fim de criar um canal de comunicação mais eficiente entre as instituições de saúde e o cidadão que procura aqueles serviços”, afirma a ouvidora estadual do SUS, Margareth Eulálio.

Além do Seminário, a equipe piauiense e os participantes de outros estados deverão fazer visitas aos postos de saúde monitorados pelo Grupo do Hospital Conceição, de Porto Alegre, e, na oportunidade, participarão de palestras de especialistas do local sobre o funcionamento da ouvidoria local e os serviços oferecidos aos pacientes.

“A Ouvidoria é um instrumento de controle social. Com a melhoria do sistema  já estamos recebendo informações do cidadão por meio da Ouvidoria de boa parte do Piauí e, à medida que o cidadão manifesta sua reclamação, elaboraremos projetos para a melhoria do que foi solicitado”, afirmou Margareth Eulálio.
 

Por Adrianno Magno