Adrianno Magno/Sesapi Obras de reforma mantêm ritmo acelerado no prédio-sede da Sesapi

Permanecem em ritmo acelerado as obras de reforma e adequação do prédio-sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), localizado no Centro Administrativo, em Teresina. No dia 24 de outubro de 2011 o local foi tomado por um incêndio de grandes proporções, que atingiu todos os pavimentos do prédio. Na época, os departamentos da Sesapi tiveram que ser instalados em três locais diferentes, em caráter provisório, a fim de garantir a continuidade de todos os serviços essenciais à saúde pública.

Segundo o coordenador do Núcleo de Engenharia e Infraestrutura da Sesapi, Marcos Gonçalves, ao todo, cerca de 30% das obras já foram concluídos. “Essa é uma obra que abrange mais acabamento e instalação, em vez de construção civil. A estrutura de concretagem do prédio foi toda preservada e os trabalhos se concentram no preenchimento do prédio, com divisórias, instalações elétricas e hidráulicas e equipamentos”, explicou.



No canteiro da obra, dezenas de operários trabalham com intensidade a fim de garantir o cumprimento do prazo de entrega do prédio: o início do mês de dezembro deste ano. Para garantir a celeridade, já está em andamento a licitação para a aquisição dos equipamentos que serão montados na sede e, segundo o Núcleo de Engenharia da Sesapi, a obra está em fase de acabamento e instalações.

“O prédio, após a conclusão das obras, abrigará toda a estrutura da Sesapi. Essa é uma das novidades, já que antes do incêndio o local também abrigava outros órgãos estaduais. Isso vai favorecer um maior e mais eficaz fluxo de serviços assistenciais à saúde, já que a proximidade dos setores permitirá mais rapidez nos procedimentos administrativos”, enfatizou Marcos.



A Sesapi é dividida em três superintendências – Administração, Atenção à Saúde e Assistência à Saúde – com suas respectivas diretorias, gerências e coordenações, além do gabinete do secretário e das assessorias técnicas.
 

Por Flávio Moura