Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV recebe visita do educador do Consórcio Brasileiro de Acreditação
O HGV será o primeiro hospital público do Piauí a deter a qualificação da JCI
O educador do Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), Antônio Jorge, se reuniu nesta manhã de terça-feira (27) com gestores do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e condutores do processo de Acreditação para a continuação do procedimento está sendo implantado no hospital.
Desde 2012, quando foi iniciado o processo de preparação para Acreditação pela metodologia da Joint Commission International (JCI), o Hospital Getúlio Vargas (HGV) passou pela avaliação diagnóstica e está passando agora pelas etapas educativas. A meta é conquistar o selo de ouro da JCI somente em 2015, o que pode levar o HGV ser o primeiro hospital público do Piauí a deter a qualificação da JCI.
Segundo Antônio Jorge, os resultados do trabalho de preparação para Acreditação já começam aparecer, tanto na área administrativa, quanto na assistencial e educacional. “Dentre as experiências positivas figuram a participação efetiva da direção e de seus assessores diretos no processo de Acreditação, incentivando a adesão, discutindo princípios de operação, homologando o acervo documental específico, autorizando oficinas, programas de educação direcionados à Acreditação e promovendo atividades internas”, ressalta Antônio Jorge.
Ele explica que, neste momento, os pontos que estão sendo vistos são a segurança do paciente em relação a medicamentos, o controle de infecção hospitalar e a gestão do ambiente. “Questões que podem colocar em risco o paciente”, ressalta Antônio Jorge.
O diretor do HGV, Carlos Iglézias Brandão, solicita o empenho de todos em participar desses momentos, assim como incentivar suas equipes para comparecerem também, sobretudo aqueles capítulos mencionados na agenda.
A coordenadora do Núcleo de Controle de Qualidade, Susane Castro, informa que apesar da consultoria estar focada em alguns capítulos, os condutores podem participar de todos os demais, assim como os membros da diretoria.
Por Fátima Oliveira