Michele Furtado Promoção da Saúde Itinerante contagia alunos de Miguel Leão Alunos participaram das aulas práticas

A IV Coordenação Regional de Saúde do Piauí realizou ontem (28), na cidade de Miguel Leão, a 93 km da capital, mais uma exposição do projeto “Promoção da Saúde Itinerante”. Cerca de 300 alunos participaram do evento. As atividades iniciaram às 9h, com a palestra educativa do supervisor de Endemias da IV CRS, Antonio Luiz de Sousa. Na oportunidade, ele abordou questões de prevenção, controle e manifestações de várias doenças. Os alunos buscaram respostas para muitas dúvidas e indagações.

O palestrante falou sobre o calazar mostrando a gravidade da doença que é transmitida pela picada do mosquito flebótomo. De acordo com Antonio Luiz, é fácil identificar o mosquito do calazar, já que ele é bastante semelhante ao Aedes aegypti, transmissor da Dengue. “O flebótomo não voa a longas distâncias, prefere locais sombrios e úmidos e costuma se movimentar por meio de pulos nas paredes”, acrescentou.

Durante o evento, os alunos também ficaram sabendo como funciona o ciclo biológico do mosquito da dengue, como é transmitida, os sintomas, soluções de combate ao foco, entre outras informações importantes para impedir a propagação. Em meio a muitas novidades, o uso dos microscópios era o mais esperado. Os técnicos da IV Regional mostraram a preparação de lâminas, coletando amostras para a observação. A imagem em microscópio foi algo que impressionou muito os estudantes.

Para o prefeito, Joel de Lima, a parceria com a IV Coordenação Regional de Saúde é muito importante e vai de encontro com as ações que vem sendo realizada no município. “Primeiro quero parabenizar pelo trabalho desenvolvido, fico muito feliz com essa parceria, esse momento é de suma importância para a difusão do conhecimento. Queremos levar à comunidade escolar conhecimento aplicável ao dia a dia das famílias, porque ensinando crianças e adolescentes estamos incentivando-os a se tornar vigilantes, a ajudar seus pais e servir de exemplo para a comunidade”, afirma o prefeito, acrescentando que outras ações estão sendo programadas e a IV Regional mais uma vez. Agora sobre prevenção as drogas.

Segundo a secretaria de Educação do Município de Miguel Leão, Valdei Oliveira, o evento tem um significado especial. “Além de contribuir para a socialização, também leva os conhecimentos adquiridos neste dia, e estes os acompanharão na jornada do saber”, declara.
Gabriela Moreira, 14 anos, elogiou os temas abordados e destacou a importância da presença dos técnicos da IV CRS.  “Eu percebi que cada um sabia do que estava falando e tinha muito conhecimento. Eu achei isso muito interessante”, afirmou.

Por Michele Furtado