Hérlon Moraes/Sesapi Simpósio lança proposta de criação de comitê estadual contra o suicídio O evento aconteceu no no auditório do Comando Geral da Policia Militar

O Simpósio Interinstitucional Suicídio: causas e sintomas - aspectos preventivos terminou nesta sexta-feira (30) no auditório do Comando Geral da Policia Militar, com a proposta de criação de um comitê estadual para combater o problema, que é cada vez mais frequente em Teresina. A proposta é que várias instituições como Sesapi, Polícia Militar, Segurança, Coordenação de Enfrentamento ás Drogas, dentre outras participem do comitê apresentando sugestões para tratar o tema e pessoas.

No último dia, o consultor da Sesapi e especialista em saúde pública, Claudio Duarte, falou sobre a estruturação de um comitê onde, segundo ele, as entidades devem dar suporte aos indivíduos de alto risco, educação de médicos da família, além do acesso ao tratamento. “Sem falar no tratamento medicamentoso e psicoterapia, restrição a divulgação e reportagem e a ampliação do acesso a medicamentos”, afirmou.

Para o especialista, o acompanhamento do paciente pós-alta e o monitoramento é fundamental para a sua recuperação. “Se ele não receber esse atendimento após deixar a unidade hospitalar, volta para a mesma condição”, afirma, ressaltando que o programa deve atuar de forma sustentável e colaborativa para a redução dos fatores de risco.

“Queremos aprimorar um intercâmbio entre as instituições representadas no simpósio e criar um comitê que articule as redes de saúde, de modo que pacientes em vulnerabilidade que derem entrada em um pronto-socorro, terá continuidade do seu tratamento em outra unidade do sistema de saúde”, afirma Aderlane Maia, coordenadora clínica do Centro de Assistência Integral à Saúde da Polícia Militar (PM/PI.

Durante os dois dias de evento foram debatidos temas como políticas públicas e a prevenção em saúde - comportamento impulsivo e depressão: ameaças presentes no TDAH - programa saúde da família: agentes de prevenção, uma porta aberta - prevenção do suicídio nos grupos de risco: contexto hospitalar - dependência de álcool: associação ao risco de suicídio - depressão e angústia na problemática do suicídio do militar - grupos de risco em suicídio: contexto universitário e de trabalho - suicídio: uma visão geral - a rede de atenção psicossocial e seu potencial de articulação na prevenção.

O Simpósio abriu ainda espaço para exposição de trabalhos das instituições participantes sobre o tema e outros que estão ligados ao suicídio, como alcoolismo e dependência química. Na ocasião foi realizada uma premiação para o melhor trabalho. Venceu a Agespisa ao expor um painel sobre o programa contra o alcoolismo desenvolvido na empresa. A ouvidoria do SUS/PI também participou do evento colhendo sugestões e reclamações.

Para a enfermeira do Hospital do Mocambinho, Syenna Veloso, que participou do simpósio, os conhecimentos adquiridos serão levados para o local de trabalho. “Aqui estiveram vários professores, especialistas, que nos passaram informações importantes sobre o tema, que é delicado. Vamos interligar esse conhecimento com a nossa prática. Precisamos abordar mais o assunto e estudá-lo”, afirmou.