Adriano Magno/Sesapi Através do Prosar, Santa Filomena receberá Melhorias Sanitárias Secretário Ernani em visita a obras do Prosar em Santa Cruz

A cidade de Santa Filomena do Piauí, localizada a 930 quilômetros de Teresina, recebeu da Secretaria de Estado da Saúde, através do Programa Saúde e Saneamento Básico na Área Rural (Prosar-Pi), ordem de serviços para o início das obras de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD). O total de unidades a serem construídas nos povoados do município somam 356 banheiros equipados com lavanderia, chuveiro e sanitários.

De acordo com o secretario de Estado da Saúde, Ernani Maia que, na manha desta terça-feira (03), se reuniu com vice-prefeito de Santa Filomena, Adauton Queiroz e vereadores do município, as obras deverão atingir mais de 90% da zona rural do município. “Estamos levando mais dignidade e melhores condições de higiene para toda a zona rural do Estado. Em Santa Filomena iremos beneficiar aquelas famílias mais carentes levando assim melhorias e saneamento básico para suas casas”, destacou Ernani Maia.

Para Adauton Queiroz, as obras trarão mais qualidade de vida aos moradores das comunidades rurais daquela região. “São obras simples mais essenciais, e isso é algo que trará mais dignidade aquelas famílias de baixa condição”, disse o gestor.

As MSDs são compostas por chuveiro, instalação elétrica, banheiro, tanque séptico, sumidouro (poço absorvente), instalações de reservatório domiciliar de água, tanque de lavar roupa, lavatório e pia de cozinha, com adaptações para serem ligadas à rede pública de água e esgoto, quando disponíveis, ou à fossa séptica.

Ainda no mês de agosto Ernani Maia também visitou os municípios de Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa e Oeiras onde boa parte da zona rural destas cidades possuem as MDS. Na última sexta, 9, o secretario também esteve em Paulista, onde comunidades rurais já estão recebendo obras do Prosar, que vão desde as MDS até cisternas e caixas d’águas para beneficiar associações de produtores rurais.

Desde 2009, o Prosar já beneficiou uma média de 60 mil pessoas (quase 10 mil famílias), com o projeto, que tem o apoio do banco Alemão KFW.

Com o objetivo de garantir a melhoria dos hábitos de higiene e, consequentemente, da saúde de comunidades do semiárido piauiense, o Prosar se responsabiliza pela construção de redes de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário e obras de infraestrutura, levando assim mais qualidade de vida a milhares de famílias piauienses.

Por Adriano Magno