O Ministério da Saúde (MS) vem realizando esforços para prevenir e controlar a anemia por deficiência de ferro, considerando as altas prevalências em crianças e gestantes no Brasil. Por conta disso, lançou o Programa Nacional de Suplementação de Ferro “Saúde de Ferro” (PNSF).

De acordo com a Coordenação de Ações de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o objetivo é promover a suplementação universal de crianças de 6 a 18 meses, gestantes a partir da 20ª semana e mulheres no pós-parto. Os suplementos são encaminhados do MS diretamente para as Secretarias Municipais de Saúde sob a forma de xarope (crianças) ou comprimido.

A Sesapi, além de divulgar a importância do Programa, aproveita para informar aos municípios que o prazo para a adesão ao programa que se encerraria no final de agosto foi prorrogado para o próximo dia 13 de setembro de 2013. O formulário está disponível no link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=12464

Para monitoramento do programa nos três níveis de gestão, o MS desenvolveu o módulo de gerenciamento o qual deve ser acessado por meio da página eletrônica (www.saude.gov.br/nutricao), para o registro, mês a mês, do número de pessoas assistidas e o controle do estoque do produto nos municípios (produtos perdidos, com prazo de validade expirado, produtos quebrados, reposição do produto para a família, quantitativo do produto utilizado para tratamento, dentre outros).

Para mais informações, a Sesapi disponibiliza o telefone:  32168082.

Por Adriano Magno