Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
HGV implanta protocolos para garantir segurança de pacientes
Essa etapa faz parte do processo de Acreditação que o HGV aderiu desde 2012
Para ampliar a segurança dos pacientes, o Hospital Getúlio Vargas (HGV) está implantando os protocolos clínicos de acordo com a metodologia e consultoria do Hospital Alemão Osvaldo Cruz (HAOC). Nesta manhã de quinta-feira (5), o consultor do HAOC, Emílio Bueno, se reuniu com coordenadores clínicos do HGV para discutir a implantação dos protocolos.
Para o diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Iglézias Brandão, o objetivo é aprimorar os procedimentos médicos e administrativos, visando um atendimento de excelência ao paciente. Iglézias explica que essa etapa faz parte do processo de Acreditação que o HGV aderiu desde 2012 e visa garantir que o paciente receba atendimento padronizado e com eficiência reconhecida por outras instituições já com certificado de Acreditação.
“A mudança pela qual estamos passando agora é de comportamento naquilo que a gente faz no dia-a-dia”, explica o diretor. Para ele a melhoria é na qualidade e segurança dos serviços prestados por meio de processos padronizados e capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores.
Para Bueno, a implantação de protocolos padronizados e reconhecidos facilita a gestão da qualidade fortalecendo a confiança e satisfação dos clientes, reduzindo riscos através da melhoria contínua dos processos.
O coordenador da Clínica Cirúrgica I, Raimundo Júnior, ressalta que o HGV ainda precisará fazer alguns ajustes para conseguir o selo de certificação. Segundo ele, esses ajustes estão relacionados a questões estruturais e falta de recursos humanos.
Principais Vantagens da Acreditação
1. Foco no cliente;
2. Gerenciamento dos riscos;
3. Melhoria contínua na assistência ao paciente;
4. Trabalho em equipe e cooperação;
5. Cultura da qualidade;
6. Padronização de procedimentos e gerenciamento dos processos;
7. Aprimoramento de grupos de trabalho e auditorias internas para melhoria dos processos;
8. Capacitação permanente da equipe;
9. Resultados alinhados ao planejamento estratégico;
10. Inovações e excelência na execução dos procedimentos.
Por Fátima Oliveira