Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Piauí já cumpriu 60% do compromisso firmado com o Prosar
O dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (05) durante reunião com o presidente do KfW
O Estado do Piauí já cumpriu 60% do compromisso firmado com o Programa de Saúde e Saneamento Básico na área Rural (Prosar) para o ano de 2013. O programa é resultante de uma cooperação financeira entre o Ministério da Saúde (que coordena), Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (que executa) e o banco alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW), que financia.
O dados foram apresentados na manhã desta quinta-feira (05) durante reunião com o presidente do KfW, Thomas Wittur, e os demais consultores internacionais, além de toda a equipe que coordena a atuação do Prosar no Estado. De acordo com o gerente de planejamento e monitoramento do programa no Piauí, José de Ribamar, a parceria firmada com outras secretarias e o reforço da equipe contribuiu para o avanço.
“Após reformularmos a equipe e contarmos com o apoio de vários órgãos, como a controladoria geral do Estado, pudemos fortalecer os compromissos e até antecipar cumprimento de metas, uma vez que traçamos todo nosso planejamento para novembro”, comenta o gerente.
Dentre as atividades executadas, destacam-se a finalização dos projetos de Serviço de Abastecimento de água em Santa Cruz dos Milagres e São João da Varjota. Outro ponto a destacar é a finalização dos processos licitatórios, devidamente legalizados e sob acompanhamento da Controladoria Geral do Estado. “Finalizadas essas licitações, já é possível dá andamento as outras obras e concluir o projeto”, reitera José de Ribamar.
A execução das obras vai proporcionar saneamento básico para oito municípios do Estado, contemplando uma população de quase 15mil habitantes. “Essa medida de fortalecimento e trabalho em equipe deve ser mantida, pois o projeto avançou muito e todos estão de parabéns. Cada um fazendo seu papel o ritmo de implantação com o acordo pactuado tende a avançar mais ainda”, declara o gerente de projetos Água e Saneamento do KfW, Thomas Wittur.
O Prosar tem o objetivo de garantir a melhoria dos hábitos de higiene e, consequentemente, da saúde de comunidades do semiárido piauiense. As ações incluem a construção de redes de distribuição de água tratada e esgotamento sanitário. Além disso, a equipe do Estado também conta com assistência social que atua na formação e educação de ações socioambientais, para que sejam mantidos os cuidados e os zelos com o beneficio recebido.
Por Flalrreta Alves