Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Campanha aumenta doações de leite humano na MDER
O resultado foi motivo de comemoração entre os servidores e as mães dos bebês prematuros
A campanha de doação de leite humano lançada pela Secretaria de Estado da Saúde há uma semana já mostra resultados positivos. O estoque que estava quase zerado saiu de 10,8 litros de leite humano pasteurizado por dia para 31,5 litros. O resultado foi motivo de comemoração entre os servidores e as mães dos bebês prematuros da Maternidade Dona Evangelina Rosa.
“O impacto da campanha é muito positivo. Saímos de um total de 30 doadoras para 70 doadoras e de um estoque de 10,8 litros de leite humano pasteurizado no dia 30/08/13 para 31,5 litros no dia 09/09/13. As mães que estão com bebês prematuros na maternidade só têm a agradecer”, diz Vanessa Paz, coordenadora do Banco de Leite da MDER.
O Banco de Leite faz um apelo para que as doações continuem. “Quanto mais, melhor. Leite é vida”, acrescenta Vanessa.
As mães que estão amamentando podem doar o leite excedente sem sair de casa. Basta ligar 0800-280-2522 que as enfermeiras orientarão sobre a forma de coletar e armazenar o leite. Depois disso, uma equipe vai buscar o material na casa da doadora. Para doar leite materno, a mãe deve estar saudável e não pode estar fazendo uso de medicamento.
De acordo com a orientação do Banco de Leite, a doadora deve esterilizar (ferver por 15 minutos) frascos de café solúvel ou maionese para armazenar o leite. Na hora de coletar, a mãe deve desprezar as primeiras gotas. "Ela pode ir colocando o leite num mesmo frasco por período de 24 horas. Depois disso, deve reiniciar a coleta em novo recipiente", explica Vanessa.
O leite pode ser guardado no congelador ou no freezer por, no máximo, uma semana. Na Maternidade Evangelina Rosa, o produto é submetido a exames e o que for selecionado passa por um processo de esterilização antes de ser estocado.