Uma reunião na manhã desta quarta-feira (11), no gabinete do secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) para tratar sobre a abertura de um Centro de Referência em Atendimento ao Diabético, que funcionará em uma ala especial do Hospital Lineu Araújo, em Teresina, destinada, especialmente, a esse fim. 

A Prefeitura de Teresina garantirá a estrutura e o corpo de pessoal para o novo serviço e solicitou a parceria do Governo do Estado, através da Sesapi, no sentido de assegurar a dispensação de medicamentos específicos para os diabéticos, que, geralmente, possuem custeio elevado. “Nós acolhemos a proposta da Associação e da Prefeitura e levaremos para avaliação do governador Wilson Martins. A Sesapi está sensível à luta das pessoas com diabetes e garantirá o apoio necessário”, disse o secretário Ernani Maia.



Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Lobão, a previsão é de que o Centro esteja em pleno funcionamento no final do mês de novembro deste ano: o mesmo período em que a luta contra o diabetes é mais bem acentuada, por conta da campanha “Novembro Azul”, coordenada pela ADIP. 

“Nós saímos dessa reunião muito satisfeitos. Esse é um momento muito rico, muito importante, não somente para a cidade de Teresina, mas, para todo o Piauí. Aliado ao Centro, nós também queremos inaugurar um consultório oftalmológico especializado no atendimento às pessoas com diabetes. Estamos nos esforçando ao máximo para entregá-lo junto com a abertura do Centro”, disse Luiz Lobão.
 

Por Flávio Moura