Flávio Moura/Sesapi Municípios firmam convênio com o Governo para aquisição de ambulâncias Cinquenta e duas prefeituras do Piauí assinaram convênio

Cinquenta e duas prefeituras do Piauí assinaram convênio na manhã de hoje com o Governo do Piauí para aquisição de ambulâncias. O estado garantirá recurso no valor de R$ 120 mil para que o gestor adquira o veículo no prazo de 60 dias. Neste primeiro momento assinam o convênio os municípios que estão sem nenhum tipo de pendência com o Sistema de Convênios do Estado do Piauí (SISCON). A solenidade aconteceu na Associação Piauiense de Municípios (APPM) e contou com a presença do governador Wilson Martins e o secretário de saúde, Ernani Maia.

“Esse convênio estava sendo preparado ao longo dos meses. Queremos dar dignidade ao transporte de pessoas que são acidentadas ou pessoas que precisam de um atendimento emergencial com a aquisição dessas ambulâncias. São 52 prefeituras beneficiadas agora e já estamos recebendo novos veículos para repassar diretamente aos prefeitos que não tiveram condições de aderir ao convênio em função do CAUC”, explicou o governador.

Segundo Wilson Martins, a entrega das ambulâncias é uma ação pública de governo em prol dos que mais precisam. “Sobretudo para os pobres que não têm plano de saúde. Esse programa das ambulâncias casa com a ampliação do SAMU em várias cidades e, sobretudo, as ações do SAMU aéreo. As ambulâncias que chegarão aos municípios são dotadas de aparelhos modernos, acomodações, melhorando a qualidade de vida das pessoas que vão precisar de atendimento e também os familiares e a equipe médica. Vim fazer isso aqui na casa dos prefeitos, uma demonstração do sentimento que temos muito forte pelo municipalismo”, afirmou o governador.

Ainda na solenidade foram entregues 11 veículos para as Regionais de Saúde do Piauí e três furgões para o Hemopi. “Estamos dotando as regionais de saúde para que elas tenham condição de cuidar da vigilância epidemiológica e outras necessidades nos municípios. Estamos dando não só o veiculo novo, mas todas as condições de custeio, somando ai ao cofinanciamento que já fizemos na atenção básica com as prefeituras. Todo mês repassamos de forma universal, recursos para que os municípios invistam na atenção básica”, afirmou Wilson Martins.

Segundo o secretário de saúde Ernani Maia, as ambulâncias fazem parta da necessidade do atendimento da alta complexidade e compõem a assistência integral à saúde. “Nessa epidemia de politrauma que existe, as ambulâncias compõem para ajudar o principio da integralidade do SUS”, diz o gestor.

O prefeito de Piracuruca, Francisco Alves, comemorou a aquisição da ambulância, já que o veículo pertencente ao município atualmente não tem mais condições de trafegar. “Nossa ambulância é velha e esse convênio com o governo chega em bom momento para reforçar nosso atendimento a população, que já é dotado de qualidade”, disse o gestor.