Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Wilson Martins garante volta do atendimento no HEDA
A nova diretora do hospital, Clara Leal, assumiu o cargo na manhã desta quinta-feira.
O governador Wilson Martins garantiu hoje que o Hospital Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, vai voltar a sua excelência no atendimento aos pacientes do litoral do Piauí. Durante solenidade de assinatura de convênios com prefeitos na Associação Piauiense de Municípios, o governador afirmou que a interventora do hospital, a enfermeira Clara Leal, já chegou ao município para reorganizar a unidade de saúde. Wilson Martins ressaltou que os médicos recebem R$ 2.500 por um plantão de 24h e não vai aceitar que a carga horária não seja cumprida.
“Uma auditoria detectou uma série de irregularidades. Temos 52 médicos efetivos contratados para o hospital e a população sentindo a necessidade de mais profissionais. Estamos com uma equipe permanente e pagando um plantão de 2.500 reais. Em qualquer lugar do mundo este valor que estamos repassando está bem pago”, disse o governador.
De acordo com governador, o estado gasta por mês 700 mil reais para custear o plantão de 12 médicos e mesmo assim a população estava reclamando. “Tinha alguma coisa errada nisso, a população insatisfeita. Comprovamos uma série de irregularidades, afastamos a diretoria, fizemos uma intervenção e o recurso que precisar no HEDA nós vamos fazer. Com essa intervenção eu não tenho dúvida que o povo de Parnaíba vai ficar muito melhor assistido agora”, afirma.
Wilson Martins ressaltou que vai cobrar a presença dos profissionais no hospital. “Vamos dispensar os recursos necessários, os profissionais necessários, ganhando bom salário, mas vamos cobrar que eles concluam a ação. Que o povo possa chegar lá e ser bem atendido. É um hospital que tem todas as condições para atender bem ao povo do Piauí. Não vamos permitir em hipótese nenhuma pagar o médico bem, o profissional de saúde bem, e ele não prestar o plantão às 24h. Não adianta tentar nos enganar, nós não vamos permitir. O médico está sendo bem pago para um plantão 24h. São 12 médicos? Vão ter que estar os 12 médicos trabalhando. Não é para ninguém chegar lá e não ter um profissional atendendo. Não vamos permitir isso seja em que lugar for”, finalizou o governador.
A Secretaria de Saúde já está providenciando o pagamento dos plantões que estavam suspensos, em virtude da auditoria realizada pela Controladoria Geral do Estado no HEDA. A nova diretora do hospital, Clara Leal, assumiu o cargo na manhã desta quinta-feira.