Flalrreta Alves/Sesapi Comitê de combate ao suicídio dá início as suas atividades O curso de capacitação está programado para começar nos dias 26 e 27 de setembro

Na manhã desta terça-feira (17) o comitê Estadual de Combate a Suicídio deu início às suas atividades. Os membros reuniram-se na sede na IV Coordenação Regional de Saúde, local que também servirá como sede do comitê, além de definirem as atividades concretas para a primeira fase. A reunião foi comandada pela idealizadora do comitê, a psicóloga Aderlane Maia.

Nesse primeiro momento será realizado curso de capacitação para os membros, criação de comissões e delegação dos membros dentro do comitê. O curso de capacitação está programado para começar nos dias 26 e 27 de setembro, no auditório da Regional. Após esse curso, será traçado o plano de execução das práticas do comitê.

Além disso, foram definidas três comissões que vão fluir dentro do grupo para melhor atuação, são elas: comissão de articulação, comissão de educação permanente e comissão de comunicação.

O comitê terá como coordenador Vinicius Oliveira, odontólogo com mestrado em saúde pública e que já atua na atenção básica em saúde. “Esse comitê será a referência  no combate ao suicídio. Com todos os membros capacitados e empenhados, conseguiremos reduzir essa alta estatística no nosso Estado”, comenta o coordenador.

Criado por portaria e do secretario de saúde Ernani Maia e posterior decreto do governador Wilson Martins, o comitê é formado por representantes da secretaria de estado da saúde, Fundação Municipal de Saúde, ONGs, e sociedade civil organizada. Apesar de ter definidos os membros permanentes, é livre a participação popular dentro do comitê.

Por Flalrreta Alves