Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi apresenta andamento de metas em reunião de gestão
Ao todo, está em execução um investimento do tesouro de pouco mais de R$ 176 milhões, voltados para as ações de saúde
O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, apresentou na manhã desta segunda-feira (23) o andamento das 51 ações que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vem desenvolvendo em todo o Piauí, com destaque, sobretudo, para obras de construção, reforma e adequação de unidades de saúde, que garantirão uma melhor assistência à população. A reunião aconteceu no Palácio de Karnak, coordenada pelo governador Wilson Martins, com parte da equipe técnica da Sesapi e a equipe que compõe a gestão governamental.
Ao todo, está em execução um investimento do tesouro de pouco mais de R$ 176 milhões, voltados para as ações de saúde. Na área da saúde mental, por exemplo, três importantes obras estão em fase conclusiva, faltando ajustes burocráticos para a urbanização, aquisição de equipamentos e adequação de profissionais para o pleno funcionamento: o Centro de Referência Feminino em Atendimento Álcool e Outras Drogas, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas III (CAPS AD III) e o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I). Esse último com previsão para atender cerca de 40 crianças por dia, entre cinco e 18 anos de idade.
"A obra do CAPS I está em pleno andamento, faltando apenas a urbanização e uma adequação nos banheiros. Acreditamos que em cerca de quatro meses poderemos entregá-la à população", pontuou Marcos Gonçalves, coordenador do Núcleo de Engenharia e Infraestrutura da Sesapi, que também estava presente à reunião.
Entre outras novidades, segundo o secretário Ernani Maia, será lançado até o próximo dia 04 o edital para a construção do Centro Materno Infantil: a nova Maternidade de Teresina. "Também estamos em ritmo acelerado para a finalização das obras no prédio-sede da Sesapi. O percentual de execução já está em 65%", disse Ernani.
Outras importantes ações também permanecem cumprindo os prazos previstos inicialmente, a exemplo da implantação da cirurgia bariátrica no Hospital Getúlio Vargas (HGV) - onde já foi realizada a adequação física das enfermarias e, agora, está em processo de compra de equipamentos necessários ao funcionamento do novo serviço - da Força Estadual do SUS, que será iniciada no próximo mês, a começar pelo município de Floriano. A ação dará resolubilidade nos casos cirúrgicos eletivos que aguardam procedimento nos principais municípios do interior piauiense.
Curralinhos, Campo Largo do Piauí, Assunção do Piauí, Boqueirão do Piauí, Campo Grande do Piauí e Massapê do Piauí são exemplos de cidades que já foram contempladas com melhorias na área da saúde: em cada uma, o Governo do Estado já finalizou a construção de uma Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS) e deverá entregar para a população nos próximos meses, assim que o processo de instalação de equipamentos e finalizações estruturais sejam concluídos.
"Queremos assegurar à população, cada vez mais, um melhor serviço na área da saúde, uma melhor assistência. Por isso, estamos, constantemente, cobrando celeridade no andamento das ações e garantindo a melhoria de que o nosso povo tanto precisa", frisou o governador Wilson Martins.
Por Flávio Moura