A enfermeira Susane Castro, do Hospital Getúlio Vargas (HGV), lança nesta quarta-feira (25), o livro AIDS nas velhices. O livro é resultado da sua Pesquisa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Segundo Susane, o intuito foi entender o envelhecer com a AIDS e como se apresenta a vida depois da doença. Para os entrevistados uma dupla contaminação: a velhice e a AIDS.

Segundo a Pesquisadora, o tema foi escolhido devido um aumento significativo dos casos de AIDS em pessoas acima de 60 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, houve um aumento de 100% nos últimos 10 anos.  Ela acrescenta que um dos maiores problemas encontrados foi o preconceito, inclusive entre os profissionais de saúde.

“Como os profissionais de saúde não enxergam o idoso como tendo uma vida sexual ativa,  o diagnóstico da doença é sempre tardio devido ao preconceit", afirma.

A pesquisa foi realizada com 10 idosos em processo de envelhecimento. Para Susane, AIDS na velhice significa que o envelhecimento não acontece cronologicamente e sim, cultural e social.

No livro, ela retrata a história de vida dos idosos antes e depois da doença, a relação com a família, com os amigos e com o trabalho. O lançamento do livro será às 19 horas, na livraria Anchieta, na Av. Dom Severino, 1104 – Bairro de Fátima.