Flávio Moura/Sesapi Sesapi participa de evento nacional sobre a saúde no Brasil O evento acontece em Brasília e conta ainda com a participação da diretora de regulação da Sesapi, Patricia Batista.

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Ernani Maia, participa, durante toda esta quarta-feira (25), da segunda edição do CONASS Debate, o Seminário Nacional que reúne gestores e os mais diversos setores da saúde pública do país para discutir o tema "Caminhos da Saúde no Brasil". O Conass é o Conselho Nacional de Secretário de Saúde.

O evento acontece em Brasília e conta ainda com a participação da diretora de regulação da Sesapi, Patricia Batista. O objetivo é discutir se há caminhos alternativos para a organização do sistema de saúde no Brasil em geral e no SUS em particular. “O SUS é a maior e mais importante conquista social do Brasil. É um marco na história do país, porque ele se pretende ao atendimento universal, integral e igual a toda a população brasileira. Em seus 25 anos de existência só têm evoluído para melhor”, diz o secretário de saúde do Piauí, Ernani Maia.

Segundo o gestor, como em todo sistema, o SUS procura sempre melhorar. “Diálogos, entendimentos entre os entes federados, ação técnica e ação política contribuem para seu crescimento com o exclusivo e denso propósito de cuidar do dom da vida de todos os homens e mulheres do Brasil”, afirma.

Com o CONASS Debate, o conselho busca fomentar a discussão de temas importantes para o setor saúde, tendo como mote dos debates a sustentabilidade do SUS, a partir da expressão de pensamentos, de estudos e de opiniões, mesmo e, principalmente, divergentes, que contribuam para o desenho de caminhos seguros para o sistema. Na primeira edição do seminário, o tema do debate foi Saúde: para onde vai a nova classe média, onde buscou-se conhecer melhor o movimento da nova classe média brasileira, chamada de classe C; e suas repercussões no SUS e no sistema privado de saúde.