Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Seminário discute Política de Humanização do SUS
O seminário faz parte das ações do Programa do governo Federal Humaniza-Sus.
“Mobiliza Piaui: Humaniza-Sus, o Cidadão está aqui”. Com este tema, a Secretaria de Estado da Saúde deu início hoje a um seminário que tem como proposta discutir a saúde pública do país, através da Política de Humanização do SUS. O evento acontece até esta quinta-feira (26), no Diferencial Buffet, em Teresina. Dezenas de profissionais, estudantes e gestores de saúde prestigiaram a abertura na manhã de hoje, que contou com a presença de representantes dos Ministérios da Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde, Associações e entidades da sociedade civil e usuários do Sistema Único de Saúde. O seminário faz parte das ações do Programa do Governo Federal Humaniza-Sus.
Segundo Telmo Mesquita, coordenador estadual de Urgência e Emergência da Sesapi, o objetivo do encontro é fortalecer as políticas públicas das esferas de governo, tanto estadual como municipal e Federal. “Queremos mostrar a importância da implantação da política de humanização nos nossos hospitais do interior e, para isso, os recursos e as parcerias entre governo estadual e Federal são de extrema importância para oferecer os serviços com mais acessibilidade aos usuários, por tanto, este seminário mostra que o secretario Ernani Maia e o governador Wilson Martins apoiam toda e qualquer atividade que venha somar ações para uma melhor saúde no nosso Estado”, frisou o coordenador, que na oportunidade representou o secretário de saúde, que participa de evento nacional em Brasília.
Durante os dois dias, o seminário buscará motivar os profissionais de saúde das instituições públicas municipais e estaduais a formarem grupos de trabalho de humanização nos serviços de atendimento à saúde pública. Na programação do evento, está prevista também a troca de experiências entre instituições que já colocam em prática o atendimento e uma convivência mais humana entre pacientes, trabalhadores, enfermeiros e médicos nos hospitais.
Para o Coordenador Nacional da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde (PNH/MS), Gustavo Nunes, o Piauí já demonstrou ao longo do tempo que tem boas iniciativas de humanização. “Todas as ações de humanização que existem na saúde pública brasileira devem ser voltadas para a força de um coletivo, acompanho o Piauí e sei que aqui existem ótimas iniciativas, mas elas precisam ser melhor mostradas, precisam ser mais espalhadas para o a maioria da população que, certamente é usuária do SUS. Através desses encontros criaremos estratégias para que sejam instaladas para os pacientes daqui e de qualquer lugar do Brasil”, avalia o palestrante.
A coordenadora geral do evento, Yoli Pialuino, deu as boas vindas as autoridades e aos participantes e na oportunidade afirmou que o Seminário é uma ação que não acontece apenas nos dias de hoje, mas de forma constante a fim de envolver os personagens principais da rede publica de saúde. “Este evento teve inicio há vários meses quando fomos, através do Conselho Estadual de Saúde, e de outras instituições, saber como poderíamos discutir de forma interessante a humanização da nossa saúde, por isso estamos satisfeitos com cerca de 200 inscrições”, finalizou.
Por Adriano Magno