Adriano Magno Atividades culturais marcam o primeiro dia do Seminário Humaniza SUS A abertura do Seminário contou com a apresentação do grupo de teatro Educativo em Saúde Publica

Diversas atividades marcaram o primeiro dia do Seminário de Políticas Nacionais do Humaniza Sus em Teresina. O evento está sendo promovido pela Secretaria de Estado da Saúde e este ano traz o tema: “Mobiliza Piaui: Humaniza-Sus, o cidadão está aqui”.

A abertura do Seminário contou com a apresentação do grupo de teatro Educativo em Saúde Pública (Grutep), da cidade de Piripiri. Os atores são formados por agentes comunitários de saúde e levaram para os participantes as dificuldades da saúde pública de uma forma bem humorada.

Antes, o público do evento teve uma dinâmica interativa voltada para relato de opiniões através da  Acolhida da Árvore das Expectativas, coordenada pelo  servidor da Sesapi, Narcizo Chagas.  

“Quem se propôs a participar deste seminário é porque de uma forma ou de outra confia que podemos mostra estratégias de humanização para nossa saúde e a participação do público mostra o compromisso que nós profissionais e gestores devemos ter com os serviços da saúde pública”, disse.

Também participaram da abertura do seminário  estudantes das áreas da saúde, membros de associações  e instituições não governamentais e representando um usuário do SUS, o paciente do Hospital Infantil Lucidio Portela (Hilp), Luis Fernando.

“Fui muito bem recebido pelso médicos e pelos servidores daquele hospital. Quando estive doente, nem percebia as dores na minha coluna porque sempre estava na brinquedoteca com minha mãe e os médicos e agora me sinto  bem melhor”, disse o pequeno Luis que comoveu aos participantes pelo seu testemunho.

Por Adriano Magno