Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Hospitais do extremo sul piauiense receberão novos investimentos
Ernani Maia reafirmou o compromisso da interiorização dos investimentos em saúde pública, política proposta pela atual gestão
O secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, visitou as unidades de saúde das cidades de Cristalândia, São Gonçalo do Gurgueia, Gilbués, Monte Alegre do Piauí e Avelino Lopes, no último final de semana, para conferir o andamento de cada município, no que diz respeito à assistência hospitalar à população. As cidades compõem o extremo sul do Piauí e receberão investimentos do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), entre aquisição de equipamentos e obras de reforma e adequação.
A visita do secretário faz parte de uma série de viagens a todas as regiões do Estado, no sentido de conferir, com maior proximidade, a evolução dos serviços de saúde pública nos municípios. Para Ernani Maia, independente da distância em relação à capital, é preciso uma maior atenção e um acolhimento especial a cada cidade, já que cada município possui necessidades específicas.
Em Gilbués, por exemplo, além das obras de reforma e adequação, será feita a total climatização do Hospital Municipal e a instalação do aparelho de Raio-X: já adquirido e alocado no almoxarifado da unidade.
No município de Avelino Lopes, 890 quilômetros da capital, para a Unidade Mista de Saúde, também visitada pelo secretário Ernani Maia, também foi assegurada uma intensa obra de reforma e adequação, com aquisição de equipamentos. “Em Avelino Lopes, no entanto, ficamos surpresos e felizes porque uma das principais dificuldades da saúde pública já estava sanada na Unidade Mista: os recursos humanos. O Hospital já dispõe de um corpo de profissionais de alto padrão, o que tem sido difícil para os demais municípios: a contratação de pessoal”, frisou Ernani Maia.
A cidade de São Gonçalo do Gurgueia, por outro lado, conta com uma Unidade Básica Avançada de Saúde pronta para ser equipada. O prédio já foi concluído e aguarda, apenas, a instalação da climatização e dos equipamentos. “Aqui neste município a população terá mais conforto com essa nova unidade de saúde. Viemos garantir, ainda, novos investimentos na adequação do prédio para a climatização, para que a assistência tenha mais conforto”, disse o secretário.
Ernani Maia reafirmou o compromisso da interiorização dos investimentos em saúde pública, política proposta pela atual gestão do Governo do Estado, a fim de diminuir o envio de pacientes para a capital, sem sobrecarga para as cidades do Piauí. “Além de reformas, adequações e novos equipamentos, também encaminharemos os recursos necessários para a aquisição de novas ambulâncias, já assegurados pelo governador Wilson Martins através de convênio com os municípios”, finalizou.
Por Flávio Moura