Flávio Moura/Sesapi Pacto interfederativo entre Sesapi e HO garantirá mais saúde ao extremo sul piauiense

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) deverá firmar nos próximos meses um pacto interfederativo com o Hospital do Oeste (HO), localizado em Barreiras-BA, que garantirá uma melhor e mais rápida assistência em saúde para os mais de 100 mil habitantes da região de Corrente, extremo sul do Piauí. Em visita ao HO no último dia 26, o secretário de Estado da Saúde, Ernani Maia, explica que a proximidade geográfica das regiões e o tempo-resposta necessário ao pronto-atendimento de urgência e emergência para a alta complexidade são os principais pontos positivos para que a pactuação seja firmada oficialmente.

“Nós, profissionais da saúde, sabemos, na prática, o quanto é importante um atendimento de qualidade e com rapidez para um paciente que está com riscos iminentes, especialmente, quando se trata de um caso de alta complexidade. A distância entre essa região e a capital, Teresina, é a nossa principal dificuldade que impede esse atendimento rápido. O tempo é de extrema importância para assegurar a vida do paciente”, explicou o secretário Ernani Maia, durante a visita ao HO. 



“O Hospital do Oeste, há algum tempo, já é um importante parceiro para essa região do Piauí, principalmente, por conta da proximidade. O HO é um dos maiores hospitais da Bahia e possui uma excelente estrutura e um bom atendimento. O objetivo da nossa visita à unidade foi formatar, oficialmente, essa parceria, para que os devidos recursos sejam repassados ao Hospital e o atendimento em alta complexidade seja assegurado ao piauiense do extremo sul”, enfatizou Ernani.

O HO foi inaugurado em julho de 2006. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab), trata-se do maior e mais completo hospital do interior baiano e é gerenciado pela Associação Obras Sociais Irmã Dulce, sob gestão em Organização Social (OS). A unidade conta com 175 leitos ativos, distribuídos em 10 leitos de Queimados, 31 leitos de Clínica Médica, 31 leitos de Clínica Cirúrgica, 30 leitos de Obstetrícia, 34 leitos de Pediatria, 10 leitos de UTI Adulto, 07 leitos de UTI pediátrica, 07 leitos de UTI Neonatal, 15 leitos de Unidade Intermediária Neonatal e 06 leitos de Unidade Intermediária Adulto.

Segundo o diretor-geral (líder) do Hospital do Oeste, Marcos Paulo Batista, o HO dispõe, ainda, de quatro salas de cirurgia e de um pronto-atendimento em regime de plantão, com cirurgiões em Neurocirurgia, Ortopedia, Pediatria, Obstetrícia, Intensivista e Cirurgia Geral. “Sempre garantimos atendimento aos piauienses dessa região do extremo sul, até por compreender a necessidade do atendimento de urgência e emergência, em virtude de sermos mais próximos do que Teresina. Por isso, acolhemos a visita e a proposta do secretário Ernani Maia com muito entusiasmo”, disse Marcos.



Após a visita, o secretário Ernani Maia deverá oficializar o pacto interfederativo com a gestão da saúde da Bahia. O acordo é um instrumento de gestão já previsto pelo Ministério da Saúde e pode ser feito entre estados e municípios, de acordo com a necessidade. “Além do acordo com o HO, também oficializaremos o recebimento de pacientes das localidades baianas que fazem divisa com o Piauí, para o atendimento em média complexidade que já vem sendo feito com excelência pelo hospital do município de Avelino Lopes, extremo sul piauiense”, finalizou Ernani.
 

Por Flávio Moura