Hérlon Moraes/Sesapi Congresso reúne órgãos de controle e servidores da Sesapi O evento acontece no Diferencial Buffet até esta sexta-feira

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou hoje (10) o I Congresso Estadual de Administração Gerencial da Saúde Pública. O evento é voltado para os servidores e tem como objetivo a capacitação em temas que envolvem a gestão da saúde pública. A abertura foi feita pelo secretário Ernani Maia. Instituições como Ministério Público, Controladoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Teresina e Tribunal de Contas do Estado estão presentes no Congresso.

Antes de iniciar seu pronunciamento, o secretário de saúde assinou uma portaria de instrução normativa que cria a comissão que ira elaborar o manual técnico do gestor fiscal de contratos e convênios e, ainda, pré-projeto técnico para análise e posterior aprovacão do governador Wilson Martins de um curso de especialização em gestão da saúde pública para os trabalhadores da saúde.

“Hoje é um dia muito especial. Estamos reunidos aqui com órgãos de controle para montarmos ações em conjunto que vise melhorar a saúde pública. Se tivermos essa capacidade de não deixar isso mais parar, eu não tenho dúvida que o resultado social será espetacular”, disse o secretário, que anunciou ainda a elaboração do plano de cargos e salários para os servidores de áreas administrativas.

O diretor de planejamento da Sesapi, José Ivan, idealizador do Congresso, disse que a qualificação também é uma forma de se melhorar os serviços de saúde. “Saúde pública não espera. A população demanda cuidar da sua vida. Para atender lá na ponta é preciso qualificar os servidores da área meio. Precisamos de capacitação em qualquer área”, afirmou.

Para o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Delano Câmara, gerir não  tarefa fácil. “E gerir cumprindo as regras pela administração pública é mais difícil ainda. Gerir exige uma tomada de decisão na hora certa e estas decisões quando se tratam de coisas que dizem respeito a uma obra, a uma construção qualquer, não é tão importante como a saúde. Uma decisão pode implicar na vida ou morte de uma pessoa”, afirma.

O secretário municipal de saúde de Teresina, Noé Fortes, disse que a Sesapi está no caminho certo quando se preocupa não só com obras, mas com a qualificação de seus profissionais. “O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo. O Dr Ernani está no caminho certo. O caminho está feito, pavimentado e sendo aberto para outras pessoas”, declarou em pronunciamento aos participantes do evento.

Convidado especial do Congresso, o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Jurandir Frutuoso, disse que a saúde pública não envolve apenas recursos, mas também qualificação. “A gestão da saúde do Piauí está sendo entregue a academia, pessoas experientes que utilizam a ciência para colocar a saúde no caminho certo. Ao voltar aqui eu animo a minha alma. O problema não é só dinheiro, a metade dele também é gestão. É um movimento do Piauí que tem que servir de exemplo para o Brasil”, afirmou.

A primeira palestrante do Congresso foi a promotora em saúde do Ministério Público, Claudia Seabra. A promotora contou um pouco do trabalho realizado pelo MP na fiscalização do acesso da população à saúde. “O Ministério Público é uma coisa chata mesmo, mas é necessário para a sociedade. Não é só a rede de saúde do Piauí que carece de apoio, nós também, os órgãos de controle. Mas a postura do Ministério Público também é de parceria na implementação de um sistema de saúde mais justo e resolutivo”, afirmou.

A programação do Congresso vai até amanhã nos turnos da manhã e tarde, no Diferencial Buffet, localizado na Rua Goiás, Ilhotas, em Teresina.