O Instituto Pernambucano de Assistência em Saúde (IPAS) de Imbiribeira, considerado a melhor unidade de pronto atendimento do país, também esteve presente no Congresso Estadual de Administração Gerencial da Saúde Pública. A participação ocorreu através da exposição das experiências exitosas daquela unidade e que devem servir de exemplo para o Piauí.

A diretora do IPAS, Cristiane Melo, apresentou como funciona a unidade e o que levou a se tornar referência.  Segundo a diretora, os relacionamentos e a valorização dos profissionais foram fundamentais para desenvolver um trabalho eficaz. “Quando um membro está bem, esse bem-estar se reflete no ‘corpo’ todo, e, assim, todos satisfeitos, o ‘corpo’ funciona bem”, explica.

A principal característica funcional do IPAS é a informatização. Ao chegar à unidade, o paciente passa por uma avaliação, em que é identificado o serviço a ser utilizado. De acordo com a situação, recebe uma “cor” para atendimento: a amarela, a laranja e a marrom são para urgência, e a vermelha para alta gravidade. “Dependendo da situação, o cadastro é feito posteriormente”, declara a diretora.



O tempo de espera é de, no máximo, dez minutos, pois o IPAS conta com uma equipe de quatro médicos de plantão, em que o líder atende às demandas vermelhas.  Todo o atendimento é informatizado e o registro é colocado desde o horário de chegada, diagnóstico, tempo de atendimento ao medicamento.

Esse medicamento também chega ao paciente de maneira informatizada. A prescrição médica é informada no sistema e, automaticamente, um equipamento recolhe na farmácia e traz até o local de aplicação. “Fizemos um investimento de R$ 9 mil reais, mas, economizamos em tempo, registro e correria do funcionário que precisaria se deslocar até ao depósito farmacêutico e retornar ao local de aplicação”, afirma a Cristiane Melo.

O Instituto Pernambucano de Assistência em Saúde de Imbiribeira foi apontado como melhor local do Estado de Pernambuco para se trabalhar. “Imagina, um local de emergência, que funciona 24 horas, competir com Beach Park, hoteis e casas de lazer, ser apontada pelos próprios funcionários como um ótimo local para trabalhar”, comenta a diretora.

No ano de 2012, a unidade recebeu visitas de mais de 100 centros de saúde do país que buscavam conhecimento sobre a forma de funcionamento, além de também receber visitas internacionais. O IPAS conta com dez vagas para leitos emergenciais e 85% dos atendimentos são resolvidos na própria unidade, sem necessidade de deslocamento para os grandes centros de saúde da capital de Pernambuco.
 

Por Flalrreta Alves