Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Sesapi alerta para prevenção da Sífilis em bebês
A campanha referente ao Dia Nacional da Sífilis consiste na ampliação da oferta à testagem
Outubro é o mês das crianças e 19 de outubro é o Dia Nacional da Sífilis, logo, é mais uma oportunidade para colocar na pauta nacional a sífilis congênita e o direito do bebê nascer ainda mais saudável. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), em parceria com o Ministério da Saúde, lança campanha de mobilização nacional para o incentivo ao Teste Rápido (TR) de triagem de sífilis na gestação.
A campanha referente ao Dia Nacional da Sífilis consiste na ampliação da oferta à testagem e objetiva o diagnóstico precoce e devidos manejos clínicos dos casos. Dessa forma, a coordenação estadual de Doenças Transmissíveis, solicita aos municípios que nos meses de outubro e novembro, façam adesão a campanha no sentido de ampliar a oferta ao teste de sífilis. “Seja rápido ou convencional (VDRL), às gestantes e seus parceiros, bem como a população em geral em situação de vulnerabilidade às DST’s”, explica a coordenadora estadual de DT, Karina Amorim.
As capacitações dos profissionais de saúde da ESF (atenção primária) na realização da testagem rápida para HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. Bom Jesus, Picos e São Raimundo Nonato são os próximos municípios a receber a capacitação ainda esse ano, a fim de fechar o cronograma proposto pela Sesapi. Essas capacitações atendem ao projeto Rede Cegonha que prevê oferta de teste rápido no pré-natal para as gestantes e seus parceiros, entre outros casos específicos/2013.
A sífilis é uma doença antiga, que ainda atinge 12 milhões de pessoas no mundo e sua eliminação até 2015, no país, é uma das prioridades do Governo e está na agenda do Sistema Único de Saúde (SUS).
As mulheres e seus parceiros sexuais são atendidos diariamente por profissionais de saúde, sendo durante a gestação, estritamente necessária a realização de triagem para sífilis e tratamento adequado em tempo oportuno, conforme preconizado pelo Ministério de Saúde em portarias vigentes.
Outras ações também podem ser desenvolvidas simultaneamente à testagem, tais como: realização de atividades educativas, palestras, seminários, aconselhamentos individuais, rodas de conversas e etc. Para tanto a Secretaria Estadual de Saúde/ Coord. DT estará disponibilizando material educativo (folders e cartazes). Para mais informações, entrar em contato com a coordenação: pelo fax ou e-mail: (86)3216-8081 ou dstaids@saude.pi.gov.br
Por Flalrreta Alves