Adriano Magno/Sesapi Seminário reúne municípios e debate humanização na Atenção Hospitalar A primeira palestra foi da técnica do Ministério da Saúde, Sheyla Maria

A Secretaria de Estado da Saúde deu início nesta quinta-feira (17) ao Seminário Estadual de Fortalecimento dos Espaços Coletivos na Atenção Hospitalar. O evento acontece no Diferencial Buffet, no bairro Ilhotas, até a manhã desta sexta-feira. Estão sendo discutidos temas como a melhoria das condições de trabalho e a Política Nacional de Humanização (PNH). Representantes de vários hospitais do estado participam do Seminário, além de apoiadores do Ministério da Saúde.

A primeira palestra foi da técnica do Ministério da Saúde, Sheyla Maria, que falou sobre o panorama Nacional da Política Nacional de Humanização.  “Sabemos da realidade dos estados, seja aqui no Piauí, Rio de Janeiro ou em qualquer outro local, as dificuldades pelas quais passam os servidores da rede pública de saúde, porém, temos que reconhecer que iniciativas como estas é que nos encorajam a criar a cultura de humanização dentro dos hospitais”, avalia  a técnica do Ministério da Saúde.

Representando o secretario de Estado da Saúde, Ernani Maia, o diretor de Urgência e Emergência da Sesapi, Telmo Mesquita, afirmou que o tema do seminário deve ser estimulado por cada um dos participantes não só durante o evento, mas em todas as atividades hospitalares, desde as mais simples às mais complexas. “Não custa nada, mas nada mesmo tratar bem um paciente, seja ele rico ou mais humilde. Devemos ter a consciência de que antes de sermos profissionais, médicos, enfermeiro ou mesmo o recepcionista que for, que apesar disso somos humanos. Devemos fazer nos hospitais como se estivéssemos em nossa casa”, frisou.

Participaram ainda da abertura do evento diretores da Unidade de Planejamento da Sesapi, Comitê Estadual de Humanização, Gerencia de Desenvolvimento e Qualificação, além dos representantes das cidades de São Raimundo Nonato, Bom Jesus, Uruçui, Picos, Floriano e Parnaíba.

Por Adriano Magno