A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através da Gerência Estadual de Atenção à Saúde Mental, realiza durante toda esta sexta-feira (18) o Encontro Estadual de Usuários, Familiares e Profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), como parte da programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no último dia 10. O encontro acontece no Diferencial Buffet, em Teresina, e concentra moradores de Residências Terapêuticas, familiares, profissionais da área, além de representantes das dezenas de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).



“Preparamos uma extensa programação para comemorarmos essa data tão importante, que representa uma área que, antes, era tratada com indiferença por boa parte da sociedade. Hoje, com as diversas políticas nessa área, conseguimos dar mais dignidade às pessoas com transtorno mental”, pontuou Leda Trindade, gerente estadual de Atenção à Saúde Mental. 

O Encontro tem o objetivo de promover a interação entre usuários, familiares e profissionais, em um clima de entretenimento e descontração, fugindo do que, costumeiramente, faz parte de outros eventos da área: debates, palestras e atividades do cotidiano. “É uma oportunidade de, simplesmente, conversarmos um pouco, ouvir histórias, sorrir, conhecer os talentos incomuns. Um Encontro necessário, afinal, todos precisamos de momentos de alegria, como este”, frisou.



Eliete Pereira, moradora da Residência Terapêutica da Rua 13 de Maio, bairro Vermelha, foi uma das participantes do Encontro que compartilhou com os demais um pouco do seu dia-a-dia. “Minha vida melhorou 100%. Tenho paz, tenho uma família, tenho pessoas que cuidam de mim e que me dão atenção. Eu não me sinto mais só, consigo tomar todos os dias o meu remédio e me sinto feliz por isso”, partilhou Eliete.



O Encontro se estende até o turno da tarde desta sexta-feira. Os participantes também se divertem com apresentações artísticas e culturais. 


 

Por Flávio Moura