Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Vigilância de óbito será discutida nesta terça-feira (22)
A programação inclui a apresentação do diagnóstico situacional da mortalidade materna, infantil e fetal
As necessidades para promoção da saúde materna infantil e fetal, bem como a importância do aprimoramento da vigilância do óbito no estado do Piauí serão discutidas amanhã durante o II Seminário de Aprimoramento das Ações de Vigilância do Óbito Materno e Infantil. O evento será realizado a partir das 8h, no Diferencial Buffet, localizado na Rua Goiás, em Teresina.
A programação inclui a apresentação do diagnóstico situacional da mortalidade materna, infantil e fetal no Estado onde, a partir disso, será discutido a qualidade das investigações de óbitos e o papel da atenção básica no cuidado à gestante e crianças. A proposta é que essas ocorrências sejam erradicadas no Piauí. Dentre os palestrantes, o coordenador nacional do Serviço de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Juan José Cortez. Além dele, expositores de renome nacional também participarão do seminário, como Paulo Bonilha, Dácio de Lyra.
Haverá também a apresentação de Eleonora Walcher, coordenadora do primeiro comitê de combate a mortalidade materna infantil e fetal, localizado no Rio Grande do Sul, onde serão explicados as práticas exitosas e troca de experiências com o comitê implantado no Piauí.
O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde através da coordenação de Atenção à Saúde da Mulher, coordenação de Atenção à Saúde da Criança e coordenação de Vigilância de Óbito e contará com a participação de representantes de todos os municípios do Estado.