A promoção da saúde começa dentro de casa. Assim é definida a ação educativa realizada na manhã desta terça-feira (22) no pátio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), no Centro Administrativo, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).  No evento, foram realizadas aferição de pressão arterial, vacinação e testagem rápida de Hepatite B e C, Sífilis e Aids.

A ação tinha como público-alvo os motoristas que trabalham no Centro Administrativo, mas, todos os que se fizeram presente e buscavam os serviços de triagem foram contemplados. “O foco são os nossos motoristas, mas, não vamos impedir que os demais servidores participem”, comentou a coordenadora Estadual de Epidemiologia, Amélia Costa.

Segundo Amélia, a proposta da ação educativa surgiu dentro da própria coordenação, a partir da observação entre os funcionários da casa. “Após um dos nossos motoristas sofrer um infarto, percebemos um relapso desses profissionais em relação aos cuidados com a saúde. Então, sinalizamos a necessidade de fazer esse tipo de conscientização com nossos condutores e fomos prontamente aceitos pelos órgãos parceiros”, disse.

A ação foi realizada pela coordenação de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde, mas, contou com a parceria de vários órgãos, como Polícia Militar, Ciptran, Strans, Seduc, Sefaz, PRF, FMS e OAB.

As testagens para identificação rápida de Hepatite B e C, Sífilis e Aids são feitas por profissionais de saúde da Sesapi e o resultado sai em 15 minutos. Em caso de positividade, a pessoa é encaminhada ao posto de saúde mais próximo à sua residência para os exames e realização de teste mais aprofundado. “Nós fazemos a testagem rápida para sinalizar algum risco, mas, é importante que a pessoa procure o posto de saúde para um diagnóstico mais preciso. Por isso, a partir daqui, damos logo o encaminhamento”, explicou Amélia Costa.

A ação aconteceu até o meio-dia de hoje e atendeu a mais de 200 pessoas. Com a boa execução do projeto, novas ações educativas como essas estão sendo agendadas pela Secretaria de Estado da Saúde. 
 

Por Flalrreta Alves