Márcio Sales/Sesapi Governo do Piauí intensifica ações de saúde em Floriano A 10ª Regional de Saúde de Floriano atende mais de 15 cidades

A 10ª Regional de Saúde de Floriano, recebeu no último fim de semana a visita do superintendente da secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Pedro Leopoldino, que acompanhado de técnicos do Hospital Regional Tiberio Nunes, conheceram as novas instalações da sede e os serviços oferecidos para o município e mais 17 cidades do entorno que compõem o Território ‘Vale dos rios Piauí e Itaueira’.

O prédio possui nova fachada, além de salas de laboratório de endemias, dormitórios masculinos e femininos, almoxarifado, secretaria, cantina, banheiros e um moderno auditório. A parte de mobília e treinamento dos profissionais foi realizada com investimentos do Governo do Piauí.

As novas instalações foram apresentadas pela diretora da Regional, Maria Magnólia Queiroz que, na oportunidade, destacou o bom desempenho dos servidores ao superintendente de Assistência a Saúde da Sesapi. “Após meses de conversas e avaliações, percebemos que precisávamos dar aos nossos funcionários, melhores condições para que os serviços desta regional começassem a aparecer, e hoje, com a reforma e com as novas aquisições, conseguidas há pouco mais de um ano, eles mostram responsabilidade e mais compromisso com o trabalho”, comentou.
 
Durante a visita, Pedro Leopoldino afirmou que a 10ª Regional de Saúde tem capacidade para realizar inúmeros serviços laboratoriais que ainda são feitos em Teresina. Na opinião de Leopoldino, serviços como o de testagem da qualidade da água podem ser feitos ali mesmo em Floriano, uma vez que a Regional possui laboratórios modernos e profissionais capacitados para determinado teste.

“Poucas regionais tem a estrutura que esta de Floriano possui no momento e, além da comodidade e da qualidade dos ambientes, outros serviços de extrema importância, como o teste de qualidade da água podem ser feitos aqui mesmo”, disse o superintendente.

Obras na área da Saúde em Floriano
Antes da visita a Regional, Pedro Leopoldino acompanhou as primeiras cirurgias da Força Estadual do SUS, no Hospital Regional. Em seguida visitou as obras da Policlinica de Floriano. Na ocasião, o secretario municipal de Saúde, Bigmamn Barbosa e o diretor do Hospital Regional Tibério Nunes, Pedro Atem, mostraram a importância daquela obra ser finalizada o mais breve possível.

“Queremos finalizar esta obra com a ajuda do governo estadual, o orçamento do restante dos materiais e da mão de obra já foi levantado e com a parceria entre governo e município será possível colocar a disposição desta região mais este importante empreendimento de saúde pública”, assegurou Bigmamn Barbosa.

De acordo com Pedro Leopoldino a parceria entre o município e estado possibilitará que a obra esteja finalizada no máximo, até o fim deste ano.  “Aqui a reforma teve uma paralisação, mas a obra já tem mais de 90% concluída e uma vez funcionando, a Policlínica dará um bom reforço ao Hospital Regional”, destacou.

Por Adriano Magno