Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Pesquisa mostra que processo seletivo para gestores trouxe avanço na saúde
As melhorias são perceptíveis nos hospitais regionais e estaduais, que receberam os gestores após teste criterioso
A dissertação de mestrado desenvolvida por Jorge Samartim, através da Fiocruz, mostrou que a escolha dos novos gestores de hospitais regionais e estaduais do Piauí, através de processo seletivo, causou um impacto positivo nos hospitais contemplados, a exemplo da melhora no desempenho. “Dentre os resultados, podemos destacar a redução do volume de transferências para Teresina e a melhor aplicação de recursos, além de tratar-se de um projeto inovador por parte da administração pública”, disse o pesquisador.
A escolha dos novos gestores foi uma decisão do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), ainda no início do ano de 2011, começo da atual gestão governamental. Na época, foi divulgada, através de edital, a seleção de gestores para atuarem como diretores-gerais de hospitais regionais e estaduais, além das coordenações regionais de saúde, sediadas no interior do estado, objetivando a melhoria do desempenho dessas instituições de saúde, sem a sobreposição de decisões políticas, mas, analisando, sobretudo, o perfil profissional e o melhor projeto apresentado pelos candidatos.
A pesquisa envolveu não somente os aspectos relacionados à gestão, mas, as consequências da sua aplicabilidade, na qual se constatou mudanças na maneira de investir, valores dos repasses financeiros, aquisição de equipamentos e nas instalações físicas, esclarecendo as razões que levaram a Sesapi a tentar profissionalizar a gestão pública hospitalar, a partir do momento em que adotou critérios técnicos para nomeação de cargo comissionado, e abranger as consequências dessa ação inovadora.
Jorge Samartim é capitão da polícia militar e exerce a função de dentista no Hospital da Polícia Militar (HPM). Seu objeto de pesquisa inicial “era pesquisar como a escolha do gestor do HPM, através desse processo, fez o Hospital melhorar, mas, discutindo com os orientadores da Fiocruz, mudamos o foco para o processo seletivo em si”, explicou Samartim, que faz questão de reiterar que a participação de membros da academia contribuiu com a imparcialidade do processo.
Durante a pesquisa foram entrevistados vários profissionais gestores da Sesapi e dos hospitais contemplados com o processo seletivo, sendo o foco no hospital de São Raimundo Nonato e o hospital de Piripiri. A defesa do trabalho aconteceu no mês de agosto e o material completo estará disponível na página virtual da Fiocruz.
Por Flalrreta Alves