Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com
Força da Saúde faz triagem de pacientes em Esperantina
A primeira atuação da Força aconteceu em Floriano, onde foram realizadas mais de 80 cirurgias em crianças.
Os médicos da Força Estadual da Saúde (FES) estarão no próximo sábado (30) no município de Esperantina, norte do Piauí, realizando triagem de pacientes para mais uma série de atendimentos cirúrgicos. A primeira atuação da Força aconteceu em Floriano, onde foram realizadas mais de 80 cirurgias em crianças.
Em Esperantina, segundo o coordenador da FES, médico Almir Lages, os atendimentos no município será na área de ortopedia. “Estaremos na sexta e sábado com uma equipe de 3 médicos e Técnicos em Enfermagem”, afirma o médico.
De acordo com o diretor do Hospital Regional Julio Hartman, Fabiano Soares, onde os atendimentos serão feitos, mais de 100 pessoas serão atendidas. “Estamos selecionando pacientes em pelo menos dez municípios da região de Esperantina. Serão feitos 150 atendimentos para, em seguida, serem agendadas as cirurgias” explica o diretor.
A Força Estadual da Saúde foi criada pelo Decreto 15.304, de 13 de agosto de 2013, é um programa de cooperação da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que tem como objetivo a prevenção de fatores de risco, doenças e agravos de relevância epidemiológica, prestação de assistência médica, odontológica e psicológicas a populações desassistidas, bem como a implantação sanitárias em situações onde esteja caracterizada a situação de risco à saúde pública.
É uma ação permanente onde médicos do estado vão realizar cirurgias de média complexidade nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, urologia e cirurgia-pediátrica em cidades do interior.