Câncer de boca são tumores malignos que aparecem na cavidade oral e na parte posterior da boca. Segundo estudos, o fato de a população não ter conhecimento suficiente sobre sua causa e consequência, seus sintomas iniciais são vistos como algo normal pela população, o que agrava a situação.

Para evitar mais complicações, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que o 27 de Novembro se tornasse o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Boca. Para celebrar a data, durante toda esta semana, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou ações de prevenção e informação em todos os municípios do Estado.

Através da coordenação estadual de Atenção à Saúde Bucal, a Secretaria promoveu atualização no diagnóstico precoce da doença para os cirurgiões-dentistas dos 224 municípios que atuam nas equipes de saúde bucal do Estratégia Saúde da Família. Após a atualização, esses profissionais realizaram palestras, distribuição de folders e autoexames na população mais vulnerável.

Os principais sintomas e sinais do câncer de boca são: aparecimento de manchas brancas, negras ou vermelhas; feridas e caroços que não cicatrizam em duas semanas; inchaços e áreas dormentes; além de dificuldade para engolir e mexer a língua.

Um dos fatores para predisposição do câncer de boca é o sol, principalmente, se associado ao uso de fumo e bebida alcoólica. “Além disso, o uso de próteses mal ajustadas e a presença de restos de dentes na boca podem levar a uma maior probabilidade da doença, que acomete, principalmente, os homens acima dos 40 anos”, disse a coordenadora responsável, Vanessa Gonçalves.

O recomendável é que o uso de filtro solar na pele e nos lábios seja constante, além do uso de chapéu, bem como evitar exposição excessiva ao sol e procurar o dentista regularmente.


Por Flalrreta Alves